Que a Sociedade esportiva de Picos conquistou o vice-campeonato da segundona do piauiense, todos sabem e, consequentemente, a vaga para a elite, que precisa montar uma equipe de alto nível todos também sabem.
O que poucos, os ignorantes de pai e mãe, de futebol como eu, não sabem, é: quem é Adelmo Soares o novo maestro deste coral verde. Pois, para amenizar a falta de informações, fiz algumas pesquisas e, até falei com o próprio ( seguindo o faro dos jornalistas profissionais, querendo furo).

Adelmo Soares é natural de Limoeiro, Pernambuco, tem 54 anos sua última equipe foi o Santa Cruz. Ele tem experiência em formação de equipes competitivas, segundo informações da Web, o treinador desenvolve um trabalho organizado, criterioso na busca de talentos e revelações e tem se destacado por enfrentar grandes desafios. Outra façanha é ser conhecido como promotor de acessos, sendo seis só no Campeonato Pernambucano da Série A2. E mais, conquistou grandes objetivos na Série A1, tem dedicação exclusiva ao futebol, equipado com recursos modernos, como, audiovisuais para melhor a assimilação dos planos táticos pelos atletas. É um profissional muito requisitado para evitar rebaixamentos e, na maioria das vezes, teve êxito.

O pernambucano começou jogando futebol, claro, de 1983 a 1988. Ele passou por seis equipes, pelos estados de São Paulo, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Minas Gerais. Estreou como treinador em 1995 no Limoeirense e passou por 38 clubes até 2014, e Sep será a trigésima equipe que lidera. Nestes 20 anos como treinador, Adelmo Soares conquistou três campeonatos, quatro vezes vice, sete acessos, sendo três deles à elite do futebol pernambucano e evitou quatro rebaixamentos.
Equipe 2016

Sobre a montagem da Sep, equipe 2016 rumo ao piauiense série A , ele conta que participou de algumas decisões, visto que conhece muitos profissionais para escalada do time e nos adiantou um nome que, assim como o técnico, tem um currículo bem extenso e positivo. O nome dele é Ricardo Ângelo, vulgo tchô. Um volante de 25 anos, que fez parte das bases do Atlético Mineiro em 2002 e 2003. Atuou no futebol profissional em grandes equipes como o Juventos (SP), Ipatinga (MG), América (RJ). Participou dos campeonatos de base: mineiro 2004, 2005 e 2006, taça São Paulo 2008, dos profissionais: série C do brasileiro, Paulistão, Mineiro e vários outros.
Recado do maestro
O novo técnico que espera corresponder às expectativas da colmeia e diz, que dele pode esperar “ um profissional que vai vestir a camisa com um prazer e uma responsabilidade grande”. Ele está confiante, mas com bastante humildade, tem fé em Deus a quem pede orientação. Sobre a equipe, o professor acredita que a prata da casa vai ajudar bastante, assim como os contratados de fora, que já conhece de trabalhos anteriores. Entretanto, “ o futebol tem memória curta, e como futebol é presente, temos o dever de fazer um trabalho que possa ser digno de um clube tão organizado como é o Sep”, conclui o novo comandante da colmeia picoense.
A equipe da Sep vai manter os jogadores de base ( da região) e alguns que vieram de fora para o campeonato da série B, como o artilheiro Cristiano Alagoano, Henrique, Neguinho Paraíba, Tonhão e Cleyton.