25.9 C
Jacobina do Piauí
2 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Ziza Carvalho defende revogação de autorização para plantio de soja em corredor ecológico

deputado Ziza Carvalho (MDB) apresentou requerimento na sessão plenária da última quarta (30) na Assembleia Legislativa propondo que o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio) e a Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Piauí (SEMAR) revoguem a autorização concedida a uma fazenda do Sul do estado para plantação de soja no corredor ecológico das Serra da Capivara e Serra das Confusões.

Segundo o deputado, a autorização é um erro ecológico e econômico para o Estado. “A autorização foi concedida para desmatamento e plantio em uma área de 12 mil hectares de soja e milho no corredor ecológico entre os parques da Serra da Capivara e Serra das Confusões. E nós sabemos que esta é uma área de conservação e proteção integral e que há diversas espécies de animais da caatinga e o corredor ecológico serve exatamente como área de fluxo desses animais e, portanto, não comporta a fixação de empreendimento do porte que foi autorizado pelo ICMBIO tanto do ponto de vista ambiental como legal”, explicou o deputado.

Para o parlamentar a decisão poderá atingir duramente a atividade de apicultura da região. “Esta autorização é negativa para o Piauí tanto na parte ambiental como na área econômica e impacta consideravelmente o meio ambiente, a vida selvagem e também a produção econômica do Estado do Piauí, uma vez que aquela região tem sua economia baseada na produção e extração do mel orgânico. A monocultura da soja utiliza defensivos agrícolas e agrotóxicos que podem afetar a vida das abelhas e a produção na região”, completou Ziza Carvalho.

Segundo o deputado, instituições como a Ordem dos Advogados do Brasil seccional Piauí (OAB PI) e o Ministério Público também já estão envolvidos na causa para revogar essa autorização.

Fonte: ALEPI

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais