23.5 C
Jacobina do Piauí
10 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolítica

Vereador propõe “botão do pânico” e quer reforçar segurança nas escolas

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com

Um projeto de lei que tramita na Câmara Municipal de Teresina torna obrigatória a presença de pelo menos um profissional de segurança durante o expediente escolar nas instituições da rede pública. Outra proposta também estabelece a instalação de um “botão do pânico” em escolas e creches da cidade.

As propostas foram apresentadas pelo vereador Evandro Hidd (PDT).

Após o atentado em uma creche na cidade Blumenau, em Santa Catarina, houve uma crescente em ameaças de ataques em escolas, inclusive em Teresina. O tema acerca da segurança escolar tem ganhado protagonista nos parlamentos em diferentes instâncias. Na Alepi, também tramitam projetos que dispõe sobre a segurança escolar.

“São medidas de segurança para evitar o que aconteceu em Blumenau e Manaus. E que evite e afaste ações como aquelas”, destacou o parlamentar.

No caso da proposição de Evandro Hidd, a matéria não dispõe sobre o armamento do profissional da segurança na escola, tema ainda visto como polêmico.

Em relação ao botão do pânico, ao ser acionado o dispositivo vai acionar uma sirene de alto volume para chamar a atenção externa a unidade escolar em caso de qualquer situação de violência.

Plano de evacuação 

O deputado Gessivaldo Isaías (Republicanos) apresentou um Indicativo de Projeto de Lei estabelecendo um plano de evacuação para o caso de ataques em escolas do Piauí, durante a sessão plenária da Assembleia Legislativa (Alepi) no dia 03 de abril.

O parlamentar explicou que já havia sugerido algo semelhante na última legislativa, após o caso de um ex-aluno invadiu a sala de aula de uma escola no município de Campo Largo, no Norte do estado, e fez ameaças a alunos e professores.

Fonte: Paula Sampaio  / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais