Cinco pacientes da Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Justino Luz, em Picos, foram transferidos, nesta quinta-feira (26), para a UTI do Novo Hospital Regional de Picos. O processo de transferência, que envolve pacientes críticos, seguirá nos próximos dias, totalizando 10 pacientes realocados.
A médica intensivista e diretora técnica do Hospital Justino Luz, Nara Barros, responsável pelo processo de transferência, explicou a complexidade da operação. “Hoje transferimos cinco pacientes críticos e, nos próximos dias, completaremos os outros cinco leitos. Ao todo, serão 10 leitos de UTIs
, sendo nove normais e um de isolamento. O processo é gradual, devido à gravidade dos pacientes, que requerem transporte lento e uma equipe especializada, composta por médico, enfermeiro, técnico e fisioterapeuta”, disse.
O Novo Hospital Regional de Picos começou suas operações de forma gradual em julho e deve funcionar plenamente até outubro. A unidade é um dos maiores complexos de saúde do estado, com três pavimentos e 206 leitos de internação, além de 20 leitos de UTIs adulto, centro de hemodinâmica, radiologia com ressonância magnética e tomografia, entre outros serviços.
O superintendente de Gestão da Sesapi, Jônatas Melo, destacou a abertura de mais 30 leitos de enfermaria e do centro cirúrgico na próxima semana. “Estamos acompanhando a transferência dos pacientes do Justino Luz para o Novo Hospital, dando início às atividades da UTI. Também estamos programando a abertura de mais 30 leitos de enfermaria e do centro cirúrgico, o que permitirá realizar as primeiras cirurgias no hospital, melhorando a saúde da população de Picos e do semiárido”, afirmou.
O secretário estadual da Saúde, Antonio Luiz, ressaltou a relevância da nova unidade para a região. “Já estamos recebendo os primeiros pacientes transferidos do Justino Luz e a meta é entregar o hospital funcionando completamente até outubro, o que ajudará a desafogar o Justino Luz e permitirá modernizá-lo, transformando-o em um complexo materno-infantil. O Governo do Estado está comprometido em melhorar a saúde em Picos”, concluiu.
O superintendente de Média e Alta Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, destacou a importância de uma nova UTI na região. “É mais um serviço que vai ajudar a desafogar os atendimentos na região, com uma estrutura de ponta. Picos se destaca como um importante centro de saúde”, afirmou.
ccom