23.5 C
Jacobina do Piauí
10 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

TJ-PI proíbe retirada de equipamentos de imagem de hospitais da capital

Foto: HUT

O Tribunal de Justiça do Piauí (TJ-PI) proferiu decisão judicial que proíbe a suspensão dos serviços e a retirada dos equipamentos de imagem das unidades de saúde de Teresina, que são alocados pela Fundação Municipal de Saúde (FMS) junto à empresa Central de Laudos e Serviços LTDA-ME. A multa por não cumprimento da decisão judicial é de R$ 100 mil por dia.

Com a decisão judicial, a empresa é obrigada a manter, em sua integralidade, o serviço de locação de Equipamentos Médico-Hospitalares de todas as unidades de saúde do município de Teresina, constantes do Contrato nº 64/2022.

De acordo com a FMS, a ação foi ajuizada pela sua assessoria jurídica contra a empresa após ela desligar e retirar, na tarde de ontem (27), os aparelhos de raio-x, tomógrafos e equipamentos de ultrassonografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) e de todos os hospitais/maternidades municipais. A FMS pontuou que não houve qualquer notificação ou aviso, prejudicando a prestação de serviço público de saúde na capital.

A Constituição Federal, em seu art. 196, assegura o direito à saúde como um dever do Estado, garantindo o acesso universal e igualitário às ações e serviços para sua promoção, proteção e recuperação. A medida adotada pela requerida prejudica esse direito fundamental, justificando a intervenção judicial para a preservação do interesse público, diz o parecer da Vara Núcleo de Plantão do Tribunal de Justiça.

Foto: Renato Andrade/Cidadeverde.com 

Entenda o caso 

Aparelhos de ultrassonografia e radiografia do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) foram recolhidos nesta quarta-feira (27) pela empresa The Imagem, que fornece os serviços à Fundação Municipal de Saúde (FMS). A empresa alegou atrasos de 18 meses nos repasses por parte da FMS.

Após a retirada de alguns equipamentos do HUT, a empresa que fornece equipamentos de imagem para hospitais da capital, informou que a Prefeitura de Teresina entrou em contato na tarde de quarta-feira (27) e iniciou uma negociação para evitar que o mesmo acontecesse em outras unidades de saúde da cidade.

Prefeitura e empresa fecham acordo

A Fundação Municipal de Saúde (FMS) informou na noite desta quarta-feira (27) que os equipamentos de radiografia e ultrassonografia que haviam sido retirados do Hospital de Urgência de Teresina (HUT) pela empresa The Imagem, que fornece os serviços para a FMS, foram devolvidos aproximadamente cinco horas após o recolhimento.

A empresa fez a retirada alegando atrasos de 18 meses nos repasses por parte da FMS. Além do aparelho de ultrassonografia e dois de radiografia que foram recolhidos do Hospital de Urgência de Teresina (HUT), a empresa chegou a dizer que 38 equipamentos distribuídos em outras 12 unidades de saúde da capital seriam retirados também. No entanto, após um contato da prefeitura, a retirada foi suspensa, mas o funcionamento dos equipamentos foi paralisado em todas as unidades de saúde de Teresina, sejam hospitais, maternidades ou clínicas.

Do CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais