31.3 C
Jacobina do Piauí
8 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Sesapi apresenta experiência exitosa do programa Piauí Saúde Digital à Prefeitura do Recife

A Secretaria de Saúde do Piauí (Sesapi) recebeu, nesta quarta-feira (18), a visita de representantes da Prefeitura de Recife, que vieram ao estado conhecer mais de perto o funcionamento da experiência exitosa do Piauí Saúde Digital. O programa, criado em 2023 pelo Governo do Estado, amplia o acesso da população a diversas especialidades médicas e não médicas por meio da telemedicina.

Durante a reunião, o secretário estadual de Saúde, Antonio Luiz, destacou o processo de planejamento e implementação do Piauí Saúde Digital, inicialmente, no município de Piripiri e depois expandido para outros 221 municípios que aderiram ao programa. Na oportunidade, o gestor pontuou que, além de garantir o acesso da população, o programa também reduziu o tempo de espera para consultas especializadas.

São 1.169 Unidades Básicas de Saúde (UBS) equipadas com as salas do Piauí Saúde Digital, com exceção de Parnaíba e Teresina, onde as gestões municipais não aderiram ao programa. Apesar disso, a Sesapi disponibilizou o serviço de telemedicina na capital, com salas no Hospital Getúlio Vargas (HGV), no Cerest Entre Rios e no Hospital do Mocambinho.

O superintendente da Rede de Alta e Média Complexidade da Sesapi, Dirceu Campelo, detalhou como a telemedicina tem desempenhado um papel fundamental na melhoria da atenção primária à saúde no estado. Ele ressaltou que a iniciativa tem agilizado o acesso da população a diagnósticos e tratamentos, além de fortalecer o atendimento especializado de forma integrada com os serviços de saúde locais.

“O uso da telemedicina tem sido um divisor de águas na saúde pública do Piauí. Aceleramos o tempo de resposta em várias especialidades, zeramos filas de espera e estamos proporcionando mais conforto e qualidade no atendimento à população. Ficamos felizes em compartilhar nosso modelo, que também pode ser replicado tanto em nível nacional quanto por outros estados”, destacou o superintendente.

Para o diretor da Unidade de Saúde Digital do Piauí, Gabriel Mauriz, o momento é muito gratificante para a equipe do Piauí. “É uma troca de experiência em que nós, do estado, podemos mostrar como a tecnologia tem transformado a saúde pública do Piauí. É uma oportunidade de divulgar para o país inteiro esse nosso ‘case’ de sucesso no estado”, afirma.

Segundo a secretária adjunta de Coordenação Geral da Secretaria de Saúde do Recife, Pâmela Alves, a equipe ficou feliz de estar no Piauí conhecendo essa experiência de sucesso. “Estamos vendo mais de perto o que está sendo feito aqui no estado. Vamos conhecer, na prática, a iniciativa na cidade de Piripiri”, afirma.

Participaram ainda do encontro, o gerente geral de Saúde Digital de Recife, Gustavo Godoy, e a gerente de Telessaúde de Recife, Tássia Carneiro.

Nesta quinta-feira (19), a comitiva de gestores pernambucanos vai a Piripiri para conhecer a Sala Digital Indígena, a aplicabilidade do Piauí Saúde Digital e os resultados do programa, que tem por objetivo zerar filas de espera por consultas especializadas.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais