24.8 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
Bela Vista do PiauíDestaqueGeral

Secretaria promove formação sobre Educação Inclusiva para professores em Bela Vista do Piauí

A Secretaria Municipal de Educação de Bela Vista do Piauí realizou nesta quinta-feira, 31 de agosto, uma formação sobre educação inclusiva para todos os professores da rede municipal de ensino, com destaque especial para o público que atua no PPAIC (Programa Piauiense de Alfabetização na Idade Certa). Também participaram alguns professores da rede estadual.

A ministrante da formação foi a Dra Luciana Martins, Terapeuta Ocupacional, especializada em Intervenção Precoce no Autismo, Reabilitação Neurológica e Integração Sensorial, com participação da Kelciany Santos, psicopedagoga.

De acordo com a Terapeuta, “na escola inclusiva o processo educativo deve ser entendido como um processo social, onde todas as crianças com necessidades especiais e distúrbios de aprendizagem têm o direito à escolarização o mais próximo possível do ‘normal’”, disse Luciana Martins.

Diante desse entendimento, o secretário Sidney Mauriz, junto com sua equipe pedagógica, procurou meios para que os professores da rede de ensino tenham mais conhecimentos sobre a inclusão, para que seja efetivada de fato dentro da escola.

“Muito importante e oportuno esse momento com a presença da Luciana Martins Terapeuta Ocupacional, todos nós profissionais da Educação precisamos de formações sobre Educação Inclusiva, uma vez que recebemos alunos com necessidades de atendimento individual e especializado e não temos conhecimentos necessários. E com uma formação dessa magnitude, iremos compreender melhor o comportamento de nossos alunos”, pontua Sidney Mauriz.

A pauta da formação girou em torno dos marcos legais, das políticas públicas, da Lei Brasileira de Inclusão, da adaptação curricular, das deficiências e da importância de conhecer e compreender os transtornos e os distúrbios (Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade – TDAH, Transtorno do Espectro Autista – TEA, Transtorno do Processamento Sensorial – TPS, Transtorno Desafiador Opositor – TOD, Dislexia e Discalculia). Finalizando a pauta, os professores aprenderam a elaborar o Plano Educacional Individualizado (PEI), que consta as peculiaridades de cada aluno que apresenta alguma dificuldade de aprendizagem.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais