23.5 C
Jacobina do Piauí
10 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPolítica

Rafael Fonteles afirma que gestão de Bolsonaro é “catástrofe” e que Piauí não teme CPI

Secretário estadual de Fazenda, Rafael Fonteles -Foto: Roberta Aline

O secretário Estadual de Fazenda, Rafael Fonteles, defendeu nesta quarta-feira (26) que a convocação do governador Wellington Dias (PT) para prestar esclarecimentos na CPI da Covid sobre o destino de recursos federais repassados a Estados e municípios para combate à pandemia é “extremamente normal”.

Nesta quarta-feira (26) o Senado aprovou requerimento para convocação de Wellington Dias e mais oito governadores.  Na lista dos convocados estão Wilson Lima, do Amazonas; Helder Barbalho, do Pará; Wellington Dias, do Piauí; Ibaneis Rocha, do Distrito Federal; Mauro Carlesse, do Tocantins; Carlos Moisés, de Santa Catarina; Antônio Denarium, de Roraima; Waldez Góes, do Amapá; e Marcos Rocha, de Rondônia.

No comando da área financeira do Piauí,  o secretário Rafael Fonteles disse que depor na CPI dará ao governador Wellington Dias oportunidade de mostrar que os recursos federais foram devidamente aplicados para conter o avanço da pandemia de Covid-19.

Fonteles ainda fez críticas ao  Governo Federal e classificou a gestão do presidente Jair Bolsonaro na pandemia como “catástrofe”.

“É absolutamente normal [a convocação] e até bom para que fique evidente o comportamento muito mais positivo para a sociedade dos governadores em relação à pandemia do que a catástrofe que o presidente da República tem conduzido o nosso país”, disse o secretário, que destacou, ainda, que o Brasil é “campeão de mortes” por Covid.

Nesta pandemia o governador Wellington Dias tem se destacado nacionalmente como presidente do Consórcio Nordeste na liderança na  discussão sobre a compra de vacina na região.
“Vai ser uma oportunidade a mais para os governadores demonstrassem o zelo, a preocupação  e a postura correta sem negar a ciência em dicotomia completa ao posicionamento do governo federal, que nega a ciência e não tomou as  devidas providencias para amenizar o problema da pandemia”, avalia Fonteles.

2022
O secretário também comentou os rumores de que será candidato ao governo do Estado em 2022. Fonteles admitiu que “tudo é possível”, mas voltou a afirmar que o seu foco no momento é combater a pandemia e manter as contas do Piauí em equilíbrio, além de coordenar as ações do Pro Piauí.

Fonteles defende que discussão política seja feita apenas em 2022. No entanto, o secretário afirma que “fica feliz” em ser lembrado no cenário político.

“Quando é qualquer mensagem nesse sentido elogiosa, onde nosso nome é lembrado, eu fico muito feliz”, disse.

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais