28.3 C
Jacobina do Piauí
3 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Prefeitura de Jacobina do Piauí inaugura Centro de Reabilitação Físico e Intelectual; veja fotos

Fotos: Cidades em Foco

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, na figura do gestor Gederlânio Rodrigues de Oliveira (GD), junto a Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã deste sábado (19) o Centro de Reabilitação Físico e Intelectual da cidade. O momento reuniu diversas lideranças políticas da cidade e região, além do pastor Marciel Carvalho, da Igreja Assembleia de Deus e a ministra da eucaristia, Rosalbete Andrade, representante da Igreja Católica.

Dentre os presentes, a inauguração contou com a presença do prefeito GD, vereadores e todo o secretariado de Jacobina do Piauí, bem como a participação da primeira-dama e secretária de saúde de Patos do Piauí, Auzeni Costa e o prefeito de Acauã, Paulo Sérgio, acompanhado de Reginaldo Molão.

Emocionado, o prefeito GD comentou sobre a realização da obra e destacou que é o maior feito de sua administração em Jacobina do Piauí. Pai de Pedro Gaspar, com diagnóstico de autismo, o gestor entende a necessidade de amparar as crianças e os pais com tratamento e informação de qualidade, proporcionando conscientização em toda a cidade.

“É a obra mais importante da minha história como prefeito de Jacobina. Vocês não têm ideia de quantas vidas iremos transformar dentro desse centro, quantas mães terão menos angústia e quantas informações traremos para ajudar os pais e as crianças. Vamos fazer com que isso fique na história, porque no final tudo se resume no ser humano”, afirmou.

O vice-prefeito de Jacobina do Piauí, Vanderlei Carvalho, destacou que o preconceito ainda é encontrado na sociedade e, por isso, o nosso estabelecimento irá proporcionar ferramentas para que, juntos, a gestão e os populares possam construir um ambiente mais fraterno e com equidade. Além disso, ressaltou que por mais que esteja localizado na cidade, será de amparo para todas as cidades vizinhas.

“É um lugar bem maior para que possamos cuidar e acabar com o preconceito que muitas vezes existe e só sabe a dificuldade quem é pai, mãe e profissional. Nós queremos construir juntos uma sociedade justa e fraterna. Queremos que as políticas públicas cheguem para quem mais precisa. Estamos aqui como gestores que querem ver as coisas acontecerem, mas precisamos de apoio”, comentou.

O secretário de saúde de Jacobina do Piauí, Gilmar Carvalho, pontuou os objetivos do centro, ressaltando que é um grande marco para o município e microrregião. O secretário finalizou agradecendo ao prefeito, primeira-dama e todas as autoridades presentes na solenidade.

“Esse Centro tem como objetivo atender crianças e adolescentes com foco voltado para o neurodesenvolvimento, processo caracterizado pelo domínio progressivo de habilidades motoras, cognitivas, psicossociais e com ênfase para o autismo. Com certeza, é um grande avanço para o nosso município e microrregião realizar esse sonho”, disse.

Contribuindo com a fala do vice-prefeito, a coordenadora do Centro de Reabilitação, Suzy Milla, descreveu que o grande propósito do lugar é acolher, respeitar e eliminar os preconceitos ainda existentes. Atendendo mais de 30 crianças no ambiente e com profissionais capacitados e treinados, o desejo é que o centro proporcione acolhimento e transformação por meio da informação.

“Nós queremos transformar vidas. O propósito do centro é acolher, respeitar e eliminar todos os preconceitos. Nós, que somos da área, ouvimos os relatos dos pais com medo, insegurança e preconceito. Além de acolher todas as famílias, é poder desmistificar todas as dificuldades e transtornos que as crianças têm. Não queremos que seja apenas mais um lugar, mas que não sintam nenhum tipo de constrangimento. Vamos cair e errar várias vezes, mas com o tempo e ajuda de todos vocês, iremos melhorar e, daqui um tempo, sejamos referência”, declarou.

O prefeito de Acauã, Paulo Sérgio, junto a Molão, autoridade política do município, lutou para que a obra acontecesse e a microrregião fosse contemplada. Apesar do custo alto, o gestor se prontificou em continuar buscando recursos junto ao Governo Estadual e Federal para que o centro seja ainda mais evoluído com o passar do tempo.

“O custo é muito alto. Para começar a acontecer, GD se preparou e se organizou, por isso parabenizamos e nos colocamos à disposição. Apenas o município não conseguirá sustentar, iremos depender do Governo Estadual e Federal, Acauã entrará nisso. Temos que valorizar não apenas hoje, mas o ano inteiro, mostrando que existe demanda”, ressaltou o gestor.

O Centro de Reabilitação também contará com uma sala do AEE (Atendimento Especializado Educacional), uma parceria entre a Secretaria de Educação e Saúde para que o desenvolvimento seja proporcionado em todas as áreas. Mãe de crianças com autismo, Merilandia Andrade descobriu o diagnóstico recentemente e frisou a gratidão de ver uma obra da área sendo desenvolvida.

“Comentei com meu esposo: e agora, como vai ser? Como faremos as terapias? Ouvimos falar do Centro e nós só temos que agradecer ao prefeito GD e toda a equipe. É uma grande conquista para a gente, é um sentimento grande de gratidão. Eles amam e cuidado das nossas crianças”, enfatizou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais