A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, na figura do gestor Gederlânio Rodrigues de Oliveira (GD), junto a Secretaria de Saúde, inaugurou na manhã deste sábado (19) o Centro de Reabilitação Físico e Intelectual da cidade. O momento reuniu diversas lideranças políticas da cidade e região, além do pastor Marciel Carvalho, da Igreja Assembleia de Deus e a ministra da eucaristia, Rosalbete Andrade, representante da Igreja Católica.
Dentre os presentes, a inauguração contou com a presença do prefeito GD, vereadores e todo o secretariado de Jacobina do Piauí, bem como a participação da primeira-dama e secretária de saúde de Patos do Piauí, Auzeni Costa e o prefeito de Acauã, Paulo Sérgio, acompanhado de Reginaldo Molão.
Emocionado, o prefeito GD comentou sobre a realização da obra e destacou que é o maior feito de sua administração em Jacobina do Piauí. Pai de Pedro Gaspar, com diagnóstico de autismo, o gestor entende a necessidade de amparar as crianças e os pais com tratamento e informação de qualidade, proporcionando conscientização em toda a cidade.
“É a obra mais importante da minha história como prefeito de Jacobina. Vocês não têm ideia de quantas vidas iremos transformar dentro desse centro, quantas mães terão menos angústia e quantas informações traremos para ajudar os pais e as crianças. Vamos fazer com que isso fique na história, porque no final tudo se resume no ser humano”, afirmou.
O vice-prefeito de Jacobina do Piauí, Vanderlei Carvalho, destacou que o preconceito ainda é encontrado na sociedade e, por isso, o nosso estabelecimento irá proporcionar ferramentas para que, juntos, a gestão e os populares possam construir um ambiente mais fraterno e com equidade. Além disso, ressaltou que por mais que esteja localizado na cidade, será de amparo para todas as cidades vizinhas.
“É um lugar bem maior para que possamos cuidar e acabar com o preconceito que muitas vezes existe e só sabe a dificuldade quem é pai, mãe e profissional. Nós queremos construir juntos uma sociedade justa e fraterna. Queremos que as políticas públicas cheguem para quem mais precisa. Estamos aqui como gestores que querem ver as coisas acontecerem, mas precisamos de apoio”, comentou.
O secretário de saúde de Jacobina do Piauí, Gilmar Carvalho, pontuou os objetivos do centro, ressaltando que é um grande marco para o município e microrregião. O secretário finalizou agradecendo ao prefeito, primeira-dama e todas as autoridades presentes na solenidade.
“Esse Centro tem como objetivo atender crianças e adolescentes com foco voltado para o neurodesenvolvimento, processo caracterizado pelo domínio progressivo de habilidades motoras, cognitivas, psicossociais e com ênfase para o autismo. Com certeza, é um grande avanço para o nosso município e microrregião realizar esse sonho”, disse.
Contribuindo com a fala do vice-prefeito, a coordenadora do Centro de Reabilitação, Suzy Milla, descreveu que o grande propósito do lugar é acolher, respeitar e eliminar os preconceitos ainda existentes. Atendendo mais de 30 crianças no ambiente e com profissionais capacitados e treinados, o desejo é que o centro proporcione acolhimento e transformação por meio da informação.
“Nós queremos transformar vidas. O propósito do centro é acolher, respeitar e eliminar todos os preconceitos. Nós, que somos da área, ouvimos os relatos dos pais com medo, insegurança e preconceito. Além de acolher todas as famílias, é poder desmistificar todas as dificuldades e transtornos que as crianças têm. Não queremos que seja apenas mais um lugar, mas que não sintam nenhum tipo de constrangimento. Vamos cair e errar várias vezes, mas com o tempo e ajuda de todos vocês, iremos melhorar e, daqui um tempo, sejamos referência”, declarou.
O prefeito de Acauã, Paulo Sérgio, junto a Molão, autoridade política do município, lutou para que a obra acontecesse e a microrregião fosse contemplada. Apesar do custo alto, o gestor se prontificou em continuar buscando recursos junto ao Governo Estadual e Federal para que o centro seja ainda mais evoluído com o passar do tempo.
“O custo é muito alto. Para começar a acontecer, GD se preparou e se organizou, por isso parabenizamos e nos colocamos à disposição. Apenas o município não conseguirá sustentar, iremos depender do Governo Estadual e Federal, Acauã entrará nisso. Temos que valorizar não apenas hoje, mas o ano inteiro, mostrando que existe demanda”, ressaltou o gestor.
O Centro de Reabilitação também contará com uma sala do AEE (Atendimento Especializado Educacional), uma parceria entre a Secretaria de Educação e Saúde para que o desenvolvimento seja proporcionado em todas as áreas. Mãe de crianças com autismo, Merilandia Andrade descobriu o diagnóstico recentemente e frisou a gratidão de ver uma obra da área sendo desenvolvida.
“Comentei com meu esposo: e agora, como vai ser? Como faremos as terapias? Ouvimos falar do Centro e nós só temos que agradecer ao prefeito GD e toda a equipe. É uma grande conquista para a gente, é um sentimento grande de gratidão. Eles amam e cuidado das nossas crianças”, enfatizou.