Noites frias e dias quentes e secos. Tem sido esta a realidade dos moradores do Sul piauiense nos últimos dias. Se por um lado, 17 municípios registraram temperaturas mais amenas durante a madrugada da quinta-feira (25), oito cidades registraram umidade em níveis de alerta para risco de danos à saúde nesta sexta (26). São elas: Alvorada do Gurgueia (15%), Oeiras (15%), Uruçuí (15%), Santa Filomena (16%), Gilbués (17%), São João do Piauí (18%), Canto do Buriti (20%) e Castelo do Piauí (20%).
Oito municípios piauienses registraram estado de alerta pelo tempo seco nesta sexta (26)
A Organização Mundial de Saúde (OMS) considera como estando em Estado de Alerta aquelas regiões cuja taxa de umidade relativa do ar fica entre 12% e 20% Entre os danos à saúde que o tempo seco pode causar, destacam-se complicações alérgica e respiratórias devido ao ressecamento das mucosas, sangramento pelo nariz, ressecamento da pele, irritação dos olhos e aumento potencial de incêndios florestais.
Os dados são da Sala de Monitoramento e Eventos Climáticos Extremos da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Semarh) e mostram ainda que grande parte do território piauiense registrou umidades do ar entre os níveis de Alerta e Estado de Atenção ao longo das últimas 24h. Somente as cidades de Parnaíba e Caracol tiveram umidade do ar dentro de parâmetros considerados ideias, com 33% e 58% respectivamente.
Ao mesmo tempo em que registraram taxas de umidade relativa do ar em níveos críticos, as cidades do Sul do Piauí também apresentaram altas temperaturas durante o dia. Bom Jesus, por exemplo, foi a cidade mais quente do Estado nesta sexta (26), tendo seus termômetros batido os 36,1°C. Em seguida aparece Oeiras, com temperatura de 35,7°C; Santa Filomena, 35,7°C% e Castelo do Piauí com 35,2°C.
Oito municípios piauienses registraram estado de alerta pelo tempo seco nesta sexta (26)
Mais de 190 cidades piauienses encontram-se em alerta para tempo seco neste fim de semana
O tempo seco deve permanecer castigando boa parte do Piauí nos próximos dias, segundo o alerta emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Mais de 185 municípios piauienses estão na zona de alerta amarelo para perigo potencial de queda brusca da umidade. O aviso vale para as regiões Centro-Norte, Sudeste, Sudoeste e Norte do Estado.
Oito municípios piauienses registraram estado de alerta pelo tempo seco nesta sexta (26)
O alerta aponta umidade do ar variando entre 20% e 30% com risco de incêndios florestais e danos à saúde.
Fonte: O Dia