A partir do dia 1º de agosto, o Piauí mudará seu sistema de regulação de consultas do SUS. Os procedimentos de consultas, exames e cirurgias eletivas passarão a ser regulados pelo Sistema Estadual de Regulação, o Hydra. O objetivo é garantir a distribuição de vagas de forma proporcional, garantindo também o acesso aos serviços do SUS de forma igualitária a todos os usuários, sem nenhum bloqueio por questões de custeio do Sistema Único.
A mudança foi anunciada nesta sexta-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde, a Sesapi. Em Teresina, a troca de sistema de regulação englobará as seguintes unidades médicas: Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospital Infantil Lucídio Portella, Hospital Natan Portella, Hospital do Mocambinho, Hospital Areolino de Abreu e a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.
O diretor de regulação da Sesapi, Rodrigo Martins, explica como funcionará o agendamento de consultas a partir de agora. “Ao receber o paciente na atenção básica e ele precisar de atendimentos em hospitais da rede estadual de saúde, a Secretaria de Saúde do seu município ficará encarregada de agenda a consulta por meio do sistema estadual de regulação”, esclarece.
Se o paciente tiver dúvidas quanto à sua consulta, ele pode procurar a Secretaria de Saúde de seu município ou o hospital para onde a regulação foi realizada. Rodrigo Martins lembra que quem tem consulta agendada em outro sistema não será prejudicado com a mudança a partir do dia 1º de agosto.
Com informações da Sesapi