34.2 C
Jacobina do Piauí
15 de outubro de 2024
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Piauí mudará sistema de regulação de consultas do SUS a partir de agosto; entenda

Piauí mudará sistema de regulação de consultas do SUS a partir de agosto; entenda - Foto: Marcelo Casal JR / Agência Brasil

A partir do dia 1º de agosto, o Piauí mudará seu sistema de regulação de consultas do SUS. Os procedimentos de consultas, exames e cirurgias eletivas passarão a ser regulados pelo Sistema Estadual de Regulação, o Hydra. O objetivo é garantir a distribuição de vagas de forma proporcional, garantindo também o acesso aos serviços do SUS de forma igualitária a todos os usuários, sem nenhum bloqueio por questões de custeio do Sistema Único.

A mudança foi anunciada nesta sexta-feira (26) pela Secretaria de Estado da Saúde, a Sesapi. Em Teresina, a troca de sistema de regulação englobará as seguintes unidades médicas: Hospital Getúlio Vargas (HGV), Hospital da Polícia Militar (HPM), Hospital Infantil Lucídio Portella, Hospital Natan Portella, Hospital do Mocambinho, Hospital Areolino de Abreu e a Nova Maternidade Dona Evangelina Rosa.

O diretor de regulação da Sesapi, Rodrigo Martins, explica como funcionará o agendamento de consultas a partir de agora. “Ao receber o paciente na atenção básica e ele precisar de atendimentos em hospitais da rede estadual de saúde, a Secretaria de Saúde do seu município ficará encarregada de agenda a consulta por meio do sistema estadual de regulação”, esclarece.

Se o paciente tiver dúvidas quanto à sua consulta, ele pode procurar a Secretaria de Saúde de seu município ou o hospital para onde a regulação foi realizada. Rodrigo Martins lembra que quem tem consulta agendada em outro sistema não será prejudicado com a mudança a partir do dia 1º de agosto.

Com informações da Sesapi

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais