26.8 C
Jacobina do Piauí
22 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralSaúde

Nesse tempo quente e seco, saiba como manter a hidratação nasal

Nos últimos dias temos falado sobre a importância da hidratação. Hidratar a pele e o corpo é o primeiro passo para um cuidado preventivo e também para manter a saúde do organismo. Quando nos referimos à hidratação não estamos dizendo somente a hidratação tópica, com cosméticos e afins, mas também a hidratação interna com vitaminas, sais minerais e complementos que o organismo necessita. A água, por exemplo, é uma grande fonte de hidratação, principalmente durante os dias quentes que têm tomado conta do Brasil. Durante esses dias de altas temperaturas e tempo extremamente seco, relembrando a baixa umidade do ar, claro, é importante que estejamos bem hidratados. É comum ficarmos com a pele ressecada, olhos ardendo, garganta seca, tosse e espirro constante nesse tempo seco, mas se descuidarmos da hidratação todos esses sintomas podem piorar. O nariz é o órgão que mais sofre com toda essa alteração climática, isso porque ele funciona como uma defesa para o nosso sistema respiratório filtrando qualquer agente agressor que queira entrar no organismo através da cavidade nasal.

 

Além de filtrar, o nariz tem outras funções como:

Umidificar;
Aquecer;
Proteger.
Porém todas essas funções podem ser comprometidas se houver a desidratação nasal, causada por diversos fatores, inclusive pelo tempo extremamente seco e a baixa umidade do ar.

 

O tempo seco e a baixa umidade do ar ressecam a cavidade nasal e isso causa a desidratação da mucosa. As consequências são:

Diminuição dos batimentos ciliares: os cílios do nariz que funcionam como filtros;
Comprometimento da barreira natural de proteção nasal;
Maior incidência de crises alérgicas: Cerca de 30% dos brasileiros sofrem com rinite alérgica;
Aumento do risco de inflamações;
Sangramento nasal: Os vasos sanguíneos do nariz são muito sensíveis e quando acontece o ressecamento da mucosa eles ficam mais expostos, sofrendo mais agressões e se rompem com facilidade, por isso há o sangramento.
Para evitar que tudo isso aconteça, a dica é simples, basta hidratar o nariz, assim como hidratamos nosso organismo e pele.

 

 

Fonte: Blog do Onofre

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais