24.4 C
Jacobina do Piauí
10 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Ministério Público denuncia cinco suspeitos de envolvimento em conflito agrário em Bom Jesus

Ministério Público do Estado do Piauí (MP-PI) — Foto: Lucas Marreiros/G1

O Ministério Público do Estado do Piauí (MPPI) denunciou à Justiça cinco pessoas de Bom Jesus (distante 632 km de Teresina) pelos crimes de tentativa de homicídio, associação criminosa e porte ilegal de arma por conta de conflitos agrários no Sul do estado.

Na denúncia, oferecida na última segunda-feira (8) pela Promotoria Regional Agrária e Fundiária, o promotor Márcio Giorgi Carcará Rocha aponta a suspeita de participação do grupo em pelo menos duas tentativas de homicídio.

Em uma delas,  Wagner Matos Carrijo e Marcos Maciel teriam tentado matar duas pessoas por motivo torpe no município de Alvorada do Gurguéia no ano passado, quando elas transitavam por uma estrada que dava acesso à uma fazenda.

Segundo o Ministério Público, os acusados invadiram a propriedade das vítimas e iniciaram um conflito agrário. Na denúncia, ressalta-se ainda que Marcos Maciel já foi preso por roubo a carro-forte, na cidade de Elizeu Martins.

Além disso, o promotor ainda afirma que Wagner Carrijo contratou Danilo Pinheiro Santos, Paulo Afonso da Silva Lima Junior e Wagner Luis Cavalcante Arnaldo para exercer funções de “seguranças” da fazenda de forma irregular.

A alegação é que os funcionários portavam armas de fogo em desacordo com a regulamentação legal. Na situação, eram submetidos hierarquicamente à Wagner, atuando na vigilância e na segurança para que o crime se perpetuasse.

Ainda de acordo com o MPPI, um dos membros da associação criminosa teria sido responsável pelo atentado contra o delegado João Felipe Sampaio, quando esteve visitando o local onde ocorreram os conflitos agrários.

Ao final da denúncia, o promotor pediu que os denunciados sejam submetidos ao Tribunal Popular do Júri e condenados, além de solicitar a prisão de Wagner Matos Carrijo e Marcos Maciel.

Breno Moreno (Com informações do MPPI)
[email protected]

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais