18 de março de 2025
Cidades em Foco
DestaqueGeralJaicós

Hemopi reforça ações de doação de sangue por todo o Piauí

Hemopi -Foto: Roberta Aline

O Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí (Hemopi), divulgou que quer estimular o aumento das doações de sangue antes e durante o período da folia nas unidades de coleta da capital e interior. A intenção é preparar os estoques para o período de festividades, quando parte da população viaja e ocorre uma redução no número de doações.

De acordo com o Hemopi, os pontos de coleta regionais em Picos, Parnaíba e Floriano se mobilizaram durante todo o mês de fevereiro articulando campanhas com entidades públicas, privadas e da sociedade civil para garantir o estoque. Em Picos, grupos de doadores da União da Mocidade da Assembleia de Deus de Picos (UMEDEPI), Caixa Econômica Federal – Agência do Mel e das secretarias municipais de saúde de Queimada Nova, Francisco Santos e Colônia do Piauí foram parceiros. Já na cidade de Floriano houve mobilização nos municípios adjacentes, a exemplo de Flores do Piauí que atendeu ao chamado e levou doadores ao hemocentro. Quem também realizou campanha solidária foram quadrilheiros do Arraiá da Princesa. Em Parnaíba, o reforço veio da Capitania dos Portos e dos alunos de curso de Medicina da IESVAP.

O diretor do Hemopi, Rafael Alencar, ressaltou que um estoque abastecido é fundamental para garantir que as demandas sejam atendidas durante o feriado prolongado. “É importante estimular a população a doar antes de cair na folia para que não falte sangue durante o feriado prolongado. Geralmente, nos meses de dezembro, janeiro, fevereiro e julho, há uma redução em torno de 30% no quantitativo de doações. A nossa intenção é garantir um estoque seguro para Carnaval, onde pode ocorrer um aumento da demanda por sangue e outros hemocomponentes, já que é um período onde pode acontecer um aumento no número de atendimentos de urgência e emergência, por exemplo. Temos que nos preparar para diversos cenários e conseguir ter um estoque que atenda as intercorrências nesse período”, pontuou.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais