29.9 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Governo vai realizar transferência de peixe-boi resgatado no Piauí para o Pernambuco

Foto: Reprodução

Atualizada às 16h20

O Governo do Piauí informou na tarde desta quinta-feira (28), que vai realizar a transferência do filhote de peixe-boi que foi resgatado na praia de Macapá, em Luís Correia. O filhote recebeu o nome de Whind, em homenagem ao piauiense Whindersson Nunes

A governadora Regina Sousa (PT) autorizou o transporte aéreo do animal com urgência para a base do Centro de Mamíferos Aquáticos na Ilha de Itamaracá, em Pernambuco, onde vai receber tratamento especializado. A transferência será realizada na manhã de sexta-feira (29), de avião.

Matéria original

O filhote de um peixe-boi foi encontrado encalhado na praia de Macapá, em Luis Correia, por pescadores da região nesta quarta-feira (27/04). O animal foi resgatado por uma equipe da Comissão Ilha Ativa e encaminhado para a Apa Delta Do Parnaíba – ICMBio. O filhote recebeu o nome de Whind, em homenagem ao piauiense Whindersson Nunes.

Ao Cidadeverde.com, Liliana Oliveira, vice-presidente da Comissão Ilha Ativa, informou que o filhote, uma fêmea do peixe-boi, tem aproximadamente 10 dias de nascida e foi encontrada encalhada em uma croa que se formou na praia de Macapá após a maré descer. A suspeita é que o filhote tenha se perdido da mãe.

“Ele não está caquética ou magra. Isso quer dizer que ele estava com a mãe se alimentando. Deve ter colidido com alguma embarcação ou se desprendido dela, porque os filhotes ficam grudados na teta da mãe; ou então a correnteza pode ter separado eles. E aí ela acabou ficando encalhada e não conseguiu voltar para a mãe”, relatou Oliveira.

O filhote tem aproximadamente 30 kg e mede 1,27 metros. A Whind está bem e encontra-se apenas com alguns machucados que podem ter sido provocados pela correnteza ou colisão com alguma embarcação ou galho de mangues.

Foto: Reprodução 

Whind será transferida para Pernambuco, uma vez que o Piauí não tem estrutura adequada para fazer a reabilitação de animais dessa espécie.

“Em Pernambuco tem uma base do CMA (Centro de Mamíferos Aquáticos) que trabalha exclusivamente com mamíferos. Estamos aguardando só o meio de transporte. Mas, acreditamos que até sábado ela já estará viajando para Ilha de Itamaracá, em Pernambuco”, acrescentou Liliana Oliveira.

Devido ao estado de saúde da Whind e da alimentação especial, a filhote foi alimentada com leite de soja e ontem com soro via oral para hidratação.

Sobre a escolha do nome, Liliana disse que os membros da comissão disseram que queriam homenagear o piauiense Whindersson Nunes quando resgatassem algum peixe-boi. Isso porque, segundo a vice-presidente da Comissão, o animal é conhecido por ser uma figura carismática.

“E todos da Comissão pensavam nisso. Quando resgatamos, logo demos o nome”, completou Liliana Oliveira.

Fonte: Nataniel Lima / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais