29.9 C
Jacobina do Piauí
28 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

Governo Rafael Fonteles inclui gratuidade no projeto do IPVA para agilizar votação na Alepi

Governador Rafael Fonteles

O governador Rafael Fonteles (PT) enviou para a Assembleia Legislativa do Piauí (Alepi) nesta sexta-feira uma mensagem que inclui o projeto da gratuidade dos ônibus na mesma lei da isenção total do IPVA (Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor). Com essa medida, o governo quer agilizar a aprovação do projeto e ser sancionado o mais rápido possível.

A proposição é um aditivo à mensagem 29, que dispõe sobre a isenção total do Imposto Sobre Propriedade de Veículo Automotor (IPVA) para motocicletas e que passará valer também para empresas ou consórcios do transporte público da capital que adquiram novos veículos a partir da data de publicação da nova lei.

O anúncio das novidades foi feito nesta sexta-feira (17) pelo deputado Evaldo Gomes (Solidariedade), vice-presidente da Alepi. “Tem um projeto do governador que isenta o IPVA da moto, vamos aproveitar esse projeto para isentar o IPVA dos ônibus 0 Km. Não são para os ônibus usados”, declarou.

Nesta manhã, Evaldo Gomes e o deputado Franzé Silva (PT), presidente da casa legislativa, se reuniram com representantes do Sindicato dos Trabalhadores no Transporte Rodoviário (Sintetro) e do Sindicato das Empresas de Transporte Urbano (Setut) para discutir a questão do transporte público teresinense.

Na ocasião, as partes acertaram que uma comissão de vereadores vai articular uma reunião com o prefeito Dr. Pessoa (Republicanos) nos próximos dias. A intenção é de que o encontro ocorra logo após o Carnaval.

O objetivo dos parlamentares é o de buscar um consenso com o grupo do Palácio da Cidade para que as medidas sejam aplicadas, bem como para respeitar a autonomia do Poder Municipal.

“A gente espera que seja o mais breve possível. Queremos contribuir, ajudar. Eu acredito que com essa conversa com todos, a gente chegará a um denominador. Não estamos aqui em nenhum momento querendo fazer política ou armar palanque político. O que queremos é dar a nossa contribuição, colaborar para custear o sistema”, disse.

Uma equipe do Governo do Estado está realizando um estudo para avaliar o real impacto financeiro das medidas de Rafael Fonteles para o transporte público.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais