O Instituto Piauiense de Opinião Pública Amostragem divulgou nesta quinta-feira (26) nova pesquisa eleitoral para a Prefeitura de Santa Cruz do Piauí, município localizado a 306 km de Teresina. A candidata Laís Barroso (PT) aparece liderando de forma expressiva o percentual de votos válidos com 63,85%.
A pesquisa foi realizada no período de 17 a 19 de setembro de 2024, ouvindo 300 pessoas que residem nas comunidades rurais e sede urbana. A mesma está registrada no Tribunal Regional Eleitoral do Piauí com o número: PI – 05199 / 2024, onde a margem de erro é de 5,54% para mais ou para menos.
No cenário da pesquisa estimulada, em que os nomes dos candidatos são apontados ao público entrevistado, Laís Barroso (PT) lidera com 63%. O candidato pelo grupo de oposição, Dr. Ubiratan Martins (PDT) aparece com 35,67%. O percentual de não sabe e/ou não opinam é de 1,% e não votaria em nenhum dos candidatos 0,33%.
No tocante aos dados da pesquisa estimulada em votos válidos, Laís Barroso segue liderando com 63,85% e Dr. Ubiratan 36,15%.
A pesquisa também buscou saber dos entrevistados sobre a expectativa de vitória. O público revelou que 59,67% acreditam na vitória de Laís Barroso e 23% esperam que Dr. Ubiratan possa sair vitorioso no pleito. O número de não sabem e não opinam é de 17,33%.
Perfil dos candidatos
Pelo grupo de situação, a candidata Laís Barroso (PT), ex-diretora da Unidade Mista de Saúde da cidade, é uma indicação direta do primo, Barroso Neto, atual prefeito de Santa Cruz do Piauí. A chapa majoritária tem como candidato a vice-prefeito Marcelo Martins.
Pelo grupo de oposição têm-se o candidato e médico, Ubiratan Martins (PDT). O mesmo tem uma ligação com a política de Santa Cruz do Piauí. A chapa majoritária tem como candidato a vice-prefeito Rogério Bie.