24.3 C
Jacobina do Piauí
27 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueEducaçãoGeralJacobina do Piauí

Em Jacobina do Piauí, dez agentes de Saúde e Endemias se formam em curso de capacitação

A Prefeitura Municipal de Jacobina do Piauí, por meio da Secretaria de Saúde Municipal, realizou, na noite desta sexta-feira (01), a formatura do Curso de Técnicos do programa “Saúde com Agente”. Na oportunidade, dez profissionais, sendo seis agentes Comunitários de Saúde e quatro de Endemias, receberam o diploma da capacitação.

O evento contou com a participação do vice-prefeito, Vanderlei Carvalho; o presidente da Câmara, Elis Campos; o vereador Alex Oliveira; o secretário de Saúde, Gilmar Carvalho; e a preceptora do curso, a enfermeira Poliana Rodrigues; além de outras autoridades, familiares e amigos dos formandos.

O Programa Saúde com Agente é uma iniciativa do Ministério da Saúde, em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde e a Universidade Federal do Rio Grande do Sul, para o oferecimento de Curso Técnico para os ACS’s e ACE’s.

Entre os formandos esteve Miquéias Oliveira (ACE), que falou sobre sua percepção sobre a conclusão do curso.

“Foi um curso muito proveitoso, que só vem a enriquecer nosso currículo, além de ter sido aplicado por uma instituição federal, o que aumenta esse valor. A qualidade de nosso serviço prestado à Saúde da Família só tende a melhorar”, enfatizou.

O Secretário de Saúde, Gilmar Carvalho, demonstrou sua felicidade em ver os profissionais do município adquirindo ainda mais conhecimento sobre o trabalho que já desenvolvem.

“É uma alegria realizarmos essa solenidade em nosso município, curso este em parceria com o Ministério da Saúde. Esse curso vai somar e ser transmitido para nossa população. Nossos profissionais já fazem um trabalho brilhante e, com essa capacitação, vão avançar ainda mais transmitindo esse conhecimento”, destacou.

A enfermeira e preceptora do curso, Poliana Rodrigues, destacou a importância do mesmo para os profissionais e sua lida diária.

“O curso é de suma importância porque ele trouxe aperfeiçoamento ao trabalho que eles já exercem no município. O curso aconteceu de forma híbrida, com parte teórica e prática. Eles puderam melhorar algumas partes do trabalho deles que eles possuíam dificuldades, e isso vem a melhorar a prevenção e saúde da população, focando na atenção primária. Acredito que surgirão novas turmas para a formação de outros profissionais”, disse ela.

O vice-prefeito Vanderlei Carvalho parabenizou aos profissionais que concluíram o curso, assim como ao prefeito GD, que tem se empenhado em dar, ainda mais, qualidade de saúde para a população de Jacobina, por meio de incentivos como este.

“Parabenizo a todos os profissionais que se dedicaram a fazer esse curso e chegaram até o final. A gente fica feliz em ver a quantidade de agentes se qualificando, pois, só quem ganha com isso, é a população que agora recebe um serviço com maior qualidade. Parabenizo a todos os profissionais e ao prefeito GD que apoia, incondicionalmente, esse tipo de serviço”, parabenizou.

Em seu discurso, o presidente da Câmara de Jacobina do Piauí, Elis Campos, informou que a Casa Legislativa investiu em cursos na área da saúde para que mais profissionais se capacitem, de forma gratuita, aumentando o currículo e agregando na qualidade da saúde da cidade.

“Nossos agentes são muito especiais para nossa cidade, pois são eles que fazem esse atendimento primário, de corpo a corpo, cuidando das pessoas em suas casas. A Câmara investiu em quase R$ 5.000,00 para cursos em todas as áreas da saúde, com o objetivo de enriquecer o currículo de vocês e, consequentemente, aumentar a qualidade da saúde de nosso município”, frisou.

Veja as fotos!

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais