A Secretaria de Educação de Jacobina do Piauí realizou, nesta quinta-feira (7), a abertura da Jornada Pedagógica 2024, com a temática ‘Esperançar uma educação inovadora e afetiva’. O evento contará com palestras, discussões e encerrará na sexta-feira (8).
Na programação de abertura, ocorreu o acolhimento e apresentação das equipes de professores, além da fala sobre Comunicação Não Violenta. A manhã contou ainda com as palestras ‘Professor, gente que (trans)forma gente’ e ‘A vida vale a pena ser vivida’.
Durante a tarde, os presentes participaram de outras duas palestras, sendo elas ‘Educação inclusiva e o fazer docente — desafios e perspectivas’ e ‘Educação para a equidade: possibilidades para inovação e educação integral’, bem como uma discussão sobre a matriz curricular e rotina escolar.
A secretária de educação de Jacobina do Piauí, Edilene Paula, conhecida como Diloura, ressaltou a importância da Jornada Pedagógica para o alinhamento das estratégias nas instituições, onde o bem-estar e desenvolvimento dos estudantes sempre estarão sendo considerados como prioridade.
“Estamos sem previsão de início das aulas por causa da chuva, mas decidimos fazer a Jornada. Estamos fazendo algumas mudanças no ensino e nos reunimos para preparar os professores, além de repassar informações e trabalhar temas importantes, como a equidade”, pontuou.
Professor e um dos palestrantes da abertura, Marcos Soares apresentou a importância da Jornada Pedagógica para atualização da prática em sala de aula. Em sua fala, os profissionais aprenderam estratégias para melhoria da prática docente, além de reforçar as discussões sobre a educação integral, onde considera a formação física, intelectual, social, afetiva e emocional, não apenas os conteúdos escolares.
“Professor é gente que transforma a gente no sentido de transformar, formar e humanizar pessoas. Pesquisas mostram que a formação continuada de professores é importante para o desenvolvimento profissional do professor, trazendo novas possibilidades de atuação. É outra perspectiva de educação”, explicou.
Destacando a palestra sobre a vida valer a pena ser vivida, a professora e coordenadora da Escola Municipal Severo Rocha, Eva Costa, frisou a necessidade de falar sobre a saúde mental dos professores, indicando a preocupação com a mente e corpo para que possam ajudar outras pessoas. Contextualizando com a pandemia, a profissional entende que a orientação sobre a saúde é fundamental para que a educação, posteriormente, seja bem aplicada na prática.
“É um momento muito importante, porque é um momento de formação para todos os professores. Estamos iniciando o ano letivo com novidades, onde teremos a educação integral. Da pandemia para cá, muitas coisas mudaram e é preciso orientar. Vamos trabalhar sobre a saúde mental, pensando em buscar ajuda caso for necessário”, afirmou.
Nesta sexta-feira (8), o evento iniciará com a Secretaria do Meio Ambiente entregando as lixeiras nas escolas. Na sequência, terão duas palestras, sendo elas ‘Tríade: escola, afeto e família’ e ‘Avaliação da e para aprendizagem’, seguida do planejamento para o ensino fundamental (séries iniciais e finais), berçário e educação infantil. Durante a tarde, serão realizadas as palestras ‘Saúde na escola’ e ‘educação que inspira e acolhe’, encerrando com os informativos da Secretária de Educação, representada por Edilene Paula.