23.9 C
Jacobina do Piauí
23 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do Piauí

Educação de Jacobina do Piauí inicia Jornada Pedagógica com palestras e discussões; veja fotos

A Secretaria de Educação de Jacobina do Piauí realizou, nesta quinta-feira (7), a abertura da Jornada Pedagógica 2024, com a temática ‘Esperançar uma educação inovadora e afetiva’. O evento contará com palestras, discussões e encerrará na sexta-feira (8).

Na programação de abertura, ocorreu o acolhimento e apresentação das equipes de professores, além da fala sobre Comunicação Não Violenta. A manhã contou ainda com as palestras ‘Professor, gente que (trans)forma gente’ e ‘A vida vale a pena ser vivida’.

Durante a tarde, os presentes participaram de outras duas palestras, sendo elas ‘Educação inclusiva e o fazer docente — desafios e perspectivas’ e ‘Educação para a equidade: possibilidades para inovação e educação integral’, bem como uma discussão sobre a matriz curricular e rotina escolar.

A secretária de educação de Jacobina do Piauí, Edilene Paula, conhecida como Diloura, ressaltou a importância da Jornada Pedagógica para o alinhamento das estratégias nas instituições, onde o bem-estar e desenvolvimento dos estudantes sempre estarão sendo considerados como prioridade.

“Estamos sem previsão de início das aulas por causa da chuva, mas decidimos fazer a Jornada. Estamos fazendo algumas mudanças no ensino e nos reunimos para preparar os professores, além de repassar informações e trabalhar temas importantes, como a equidade”, pontuou.

Professor e um dos palestrantes da abertura, Marcos Soares apresentou a importância da Jornada Pedagógica para atualização da prática em sala de aula. Em sua fala, os profissionais aprenderam estratégias para melhoria da prática docente, além de reforçar as discussões sobre a educação integral, onde considera a formação física, intelectual, social, afetiva e emocional, não apenas os conteúdos escolares.

“Professor é gente que transforma a gente no sentido de transformar, formar e humanizar pessoas. Pesquisas mostram que a formação continuada de professores é importante para o desenvolvimento profissional do professor, trazendo novas possibilidades de atuação. É outra perspectiva de educação”, explicou.

Destacando a palestra sobre a vida valer a pena ser vivida, a professora e coordenadora da Escola Municipal Severo Rocha, Eva Costa, frisou a necessidade de falar sobre a saúde mental dos professores, indicando a preocupação com a mente e corpo para que possam ajudar outras pessoas. Contextualizando com a pandemia, a profissional entende que a orientação sobre a saúde é fundamental para que a educação, posteriormente, seja bem aplicada na prática.

“É um momento muito importante, porque é um momento de formação para todos os professores. Estamos iniciando o ano letivo com novidades, onde teremos a educação integral. Da pandemia para cá, muitas coisas mudaram e é preciso orientar. Vamos trabalhar sobre a saúde mental, pensando em buscar ajuda caso for necessário”, afirmou.

Nesta sexta-feira (8), o evento iniciará com a Secretaria do Meio Ambiente entregando as lixeiras nas escolas. Na sequência, terão duas palestras, sendo elas ‘Tríade: escola, afeto e família’ e ‘Avaliação da e para aprendizagem’, seguida do planejamento para o ensino fundamental (séries iniciais e finais), berçário e educação infantil. Durante a tarde, serão realizadas as palestras ‘Saúde na escola’ e ‘educação que inspira e acolhe’, encerrando com os informativos da Secretária de Educação, representada por Edilene Paula.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais