23 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPolícia

Com celulares restituídos, delegada alerta para compra de aparelhos sem nota

Foto: SSP-PI

A Secretaria de Segurança Pública (SSP) do Piauí entregou 120 celulares aos proprietários nesta sexta-feira (29). Os aparelhos foram recuperados pela Polícia Civil do Piauí, por meio da 8ª Seccional de Teresina. De acordo com a delegada Amanda Bezerra, foram cinco meses de trabalho para recuperar celulares roubados ou furtados, localizados em diversos bairros de Teresina e no município de Timon (MA).

“A gente foi localizando esses aparelhos celulares e hoje estamos fazendo essa restituição em massa desses 120 aparelhos. Esses celulares acabam sendo vendidos e repassados, de forma que a gente demora um tempinho, mas sempre busca recuperar esse patrimônio para devolver a dignidade às vítimas”, disse.

A convocação dos proprietários para a restituição acontece por meio de um edital publicado pela SSP. A delegada explica que, caso o dono não compareça na data previamente marcada para receber o aparelho, poderá retirá-lo em outro dia.

“Pode retirar em qualquer dia, portando documento pessoal com foto e algum comprovante de propriedade do bem, como a caixa, a nota fiscal ou outro documento que comprove que o aparelho celular de fato lhe pertence”, pontuou.

Foto: Bartolomeu Almeida

delegada amanda bezerra .jpg

A delegada também ressalta algumas orientações para que o consumidor verifique a situação do aparelho antes da compra. Para evitar adquirir um celular com restrição por roubo ou furto, o consumidor deve exigir nota fiscal e consultar a situação do equipamento no site da Anatel.

“A pessoa, quando vai comprar um aparelho, precisa da nota fiscal, da caixa e dos acessórios daquele celular. Então, priorize a compra de um aparelho em loja, com nota fiscal. Já é possível consultar a situação do equipamento pelo site da Anatel. Mas, se você comprou e está em dúvida, procure a delegacia mais próxima que a gente faz a conferência”, ressaltou.

Amanda Bezerra destaca ainda que, em caso de roubo ou furto de celular, é fundamental registrar um Boletim de Ocorrência para aumentar as chances de recuperação do aparelho. Além disso, a delegada alerta que, ao identificar alguma restrição, o equipamento deve ser entregue em uma delegacia.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais