27.2 C
Jacobina do Piauí
8 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Com baixo estoque, Hemocentro de Picos apela por doadores regulares de sangue

Hemocentro de Picos - Foto: Reprodução

A pandemia agravou a situação do estoque de bolsas de sangue no Hemocentro de Picos. Se antes o local já sofria pela baixa quantidade de doações de sangue, após o início da pandemia tudo se intensificou. Contudo, a demanda tem se tornado cada vez maior, o que tem sido uma preocupação para os gestores do local.

Francivalbia Carvalho, assistente social do Hemocentro de Picos, relatou que caso a situação perdure, o município sofrerá alguns desafios, pois a demanda não diminuiu.

“A pandemia tem contribuído muito para a diminuição do estoque de sangue aqui no Hemocentro de Picos. Estamos tendo a ausência de muitos grupos sanguíneos. Caso continue assim, a gente vai ter que passar por alguns desafios, considerando a demanda do município, porque baixou o estoque de sangue, mas não diminuiu a demanda”, explicou ela.

As bolsas de sangue geralmente são requeridas em cirurgias e pacientes que realizam hemodiálise.

A assistente social do Hemocentro de Picos informou que os doadores que já são cadastrados e aqueles que desejam se voluntariar podem doar sangue após a vacina contra a Covid, respeitando o período pós-vacina:

– Coronavac: após 48h
– Astrazeneca e Pfizr: após 7 dias

Pessoas interessadas em tornarem-se doadores de sangue devem estar atentos aos seguintes pré-requisitos básicos:

– Estar em boas condições de saúde;
– Ter entre 16 e 69 anos;
– Pesar no mínimo 50Kg;
– Ter dormido pelo menos 6h na noite anterior;
– Estar alimentado;
– Evitar comida gordurosa;
– Apresentar documento oficial com foto (RG ou CNH) e cartão do SUS.

Outra medida que pode sanar a falta de bolsas de sangue no Hemocentro de Picos são as campanhas promovidas pelas empresas da cidade. Segundo Francivalbia, algumas já realizam, mas a necessidade é superior.

“A gente vem buscando por parceiros multiplicadores que possam estar junto ao Hemopi, durante todo o ano, realizando campanhas. Essas pessoas contribuem bastante para salvar vidas, mas precisamos de mais. O doador pode salvar até quatro vidas porque o sangue se divide em 4 partes. Por isso, precisamos de doadores regulares, seja voluntário ou por meio das campanhas. Quero deixar meu apelo à população e pedir que quem já é doador que esteja contribuindo com a nossa instituição e com o bem da população. É uma ação rápida que contribui para salvar várias vidas”, apelou ela.

O Hemocentro de Picos tem tomado todas as precauções para evitar a disseminação do coronavírus, mantendo o distanciamento social, exigindo uso de máscaras e fornecendo álcool em gel para os doadores.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais