18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Bancada piauiense articula PEC para não perder cadeiras na Câmara Federal

Francisco Costa

Diante da possibilidade de perder duas cadeiras de deputado federal, a bancada piauiense articula junto ao Congresso Nacional uma Proposta de Emenda à Constituição para aumentar o número de parlamentares no país. Conforme o projeto discutido no legislativo, a Casa passaria a ter mais 14 deputados federais, além dos atuais 513, totalizando 527.

O STF decidiu que o número de deputados de cada estado deve ser revisto em razão do Censo de 2022. A Corte fixou prazo até 30 de junho deste ano para que o Congresso Nacional edite lei complementar para revisar a distribuição do número de cadeiras de deputados federais em relação à população de cada estado. O Piauí perderia duas vagas de deputado federal, e como consequência seis cadeiras de deputado estadual.

O deputado Francisco Costa (PT) detalhou a articulação da bancada piauiense.

“Para resolver esse impasse, a saída é aumentar a quantidade de vagas, no mínimo 14 vagas, que é a quantidade de perdas que teriam alguns estados. Então, a ideia do projeto é que os estados que perderiam essas vagas mantêm, mas também sem prejuízo, para os que têm direito de aumentar. Então, para isso teria que aumentar a quantidade, que hoje são 513, ficar no mínimo 527”, afirmou.

Segundo o político, a discussão ocorreria após a votação do orçamento, que deve ocorrer esta semana.

“O entendimento que a gente votará o orçamento e limpará a pauta que é prioritária para a formação das comissões e também a votação do orçamento, logo na sequência entendo que esse projeto será a prioridade de discussão na Câmara e para poder ter tempo a. De ser votado na Câmara, ser votado lá no Senado, que se trataria de uma PEC. Então essa é a discussão que a gente precisa realmente se debruçar, porque o prejuízo para o Estado do Piauí é muito grande”, concluiu.

Fonte: CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais