22.4 C
Jacobina do Piauí
28 de fevereiro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralInternacional

Carga de uma tonelada de camarão é apreendida ao ser transportada de forma irregular na BR-316

Um veículo transportando uma tonelada de camarão, com diversas irregularidades no transporte e na nota fiscal, foi abordado nesta sexta-feira (5), pela fiscalização móvel da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz), na BR-316, chegando a Teresina. A Agência de Defesa Agropecuária do Estado do Piauí (Adapi) foi acionada para averiguação do material.

“O veículo que transportava o pescado, estava sem refrigeração, e foi encaminhado ao posto da Tabuleta para averiguação dos fiscais da Adapi. Na nota fiscal da carga, a origem constava Fortaleza, e o destino Picos, mas identificamos desvio de rota, já que a carga foi abordada na entrada de Teresina. Essa foi só uma das irregularidades”, disse Márcio Chaves, fiscal da Adapi.

Além disso, o camarão apreendido não tinha selo de certificação sanitária. “O produto não tinha o selo SIF ou SISBI, e estava sendo transportada em recipientes reutilizados e sem gelo num veículo não refrigerado o que poderia torná-lo impróprio para o consumo”, explicou Daniela Rabelo, gerente de trânsito e fiscal da Adapi.

Para realizar o transporte de alimentos de um estado para outro, é necessário que o produto tenha certificado sanitário SIM – SISBI ou SIE – SISBI ou SIF. Diante das irregularidades, foi lavrado o auto de apreensão e destruição do produto, além de aplicação de multa de 800 UFR-PI, o que equivale a R$ 3.616,00.

Da Redação / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais