30 C
Jacobina do Piauí
13 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralMunicípiosPaulistana

Caminhão Digital chega a Paulistana e mais três cidades do interior do Piauí

O Projeto Caminhão Digital, da Secretária Estadual da Assistência Social e Cidadania estará nos próximos dias em mais quatro municípios do interior do Piauí. Durante esta semana serão realizadas as inscrições nas cidades de Prata do Piauí e em Socorro do Piauí e na próxima semana será a vez dos municípios de São Francisco do Piauí e Paulistana. As aulas nas duas primeiras citadas cidades começam no dia 6 de julho e no dia 13 começarão nas outras duas.

Para se inscrever, o candidato precisa apenas se apresentar portando o RG e CPF ou não havendo estes documentos, basta levar a Certidão de Nascimento ao local de inscrição.

O Caminhão Digital ficará em cada município aproximadamente 60 dias. Em cada um deles, serão capacitados 280 adolescentes, jovens e adultos. Ao todo nessa próxima etapa, serão capacitadas 1.120 pessoas.

O solicitante do Caminhão Digital para Prata do Piauí foi o vereador Chico Chagas; em Socorro do Piauí foi o vereador Laudelino Filho; para Paulistana foi a empresa Transnordestina e para São Francisco do Piauí foi o prefeito municipal, Flávio Carvalho. Em Socorro as inscrições serão realizadas nesta terça (30) e nesta quarta (1º); em Prata serão realizadas na próxima quinta (2) e sexta (3).

Atualmente, o Caminhão está nas cidades de Pedro Laurentino e em Paes Landim e na semana passada esteve em Valença do Piauí e em Coivaras.

As pessoas que vão participar do curso de informática básica da Escola Móvel de Inclusão Digital (Caminhão Digital) serão distribuídos em turmas de 40 alunos, nos turnos manhã, tarde e noite. O curso tem a duração de 60 dias, num total de 44 horas aulas. Na Escola Móvel, os jovens aprendem Informática Básica, a manusear o Excel e o Word e acessar a internet. O Caminhão Digital atende a jovens e adultos, com idade a partir dos 14 anos. Ainda há os casos em que é permitida a inscrição de alunos a partir de 12 anos, quando estes se destacam na escola.

O Projeto Caminhão Digital tem como objetivo levar à população mais carente acesso à qualificação profissional e inclusão digital por meio de uma Escola Móvel de Inclusão Digital. Garantir aos adolescentes, jovens, adultos carentes e portadores de necessidades especiais. O veículo é adaptado e pode atender inclusive pessoas portadoras de deficiência física.

“O Projeto Caminhão Digital é composto por salas de aulas climatizadas e dotadas de toda a infraestrutura, para que os alunos possam se capacitar e consequentemente enfrentar este competitivo mercado de trabalho”, enfatizou o secretário de Estado da Assistência Social e Cidadania (Sasc), Henrique Rebêlo. “Além disso, o curso ministrado nos Caminhões Digitais serve também para promover a inclusão digital e social alunos”, acrescentou.

 

Governo do Piauí

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais