34.1 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralPolítica

Câmara retoma debate sobre o fim da escala 6×1 nesta terça-feira (19)

Foto Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados retoma nesta terça-feira (19) a discussão sobre o fim da escala 6×1 (seis dias de trabalho, um de descanso). A subcomissão responsável pelo tema será instalada na Comissão de Trabalho e terá a missão de analisar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 8/25, que sugere a substituição pela jornada 4×3, com quatro dias de trabalho e três de descanso.

Câmara retoma debate sobre o fim da escala 6x1 nesta terça-feira (19) - (Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados)Zeca Ribeiro/Câmara dos Deputados

Câmara retoma debate sobre o fim da escala 6×1 nesta terça-feira (19)

O colegiado será presidido pela deputada Erika Hilton (PSOL-SP) e terá como relator o deputado Luiz Gastão (PSD-CE). Ainda nesta primeira reunião, está prevista a apresentação do plano de trabalho, que deve incluir audiências públicas com empresários, trabalhadores e especialistas para debater os impactos da medida.

Atualmente, a Constituição prevê carga máxima de oito horas diárias e 44 horas semanais. Caso seja aprovada, a PEC 8/25 reduzirá a jornada normal para 36 horas semanais, estabelecendo o formato 4×3 e extinguindo o regime da escala 6×1.

A proposta é resultado de articulação iniciada no começo do ano, quando obteve apoio de 226 parlamentares para protocolar a emenda. Eram necessárias 171 assinaturas para o andamento da proposta.

Depois de concluído o parecer da subcomissão, a proposta será encaminhada para análise da Comissão de Constituição e Justiça e de Cidadania (CCJ), que avaliará a legalidade e a constitucionalidade do texto. Se admitida, seguirá para uma comissão especial e, posteriormente, para votação em dois turnos no Plenário da Câmara.

Relator fala sobre próximos passos da análise da escala 6×1

O relator da subcomissão que vai analisar a jornada de trabalho de quatro dias por semana e três de descanso (4×3), deputado Luiz Gastão (PSD-CE), afirmou que vai apresentar um parecer em 90 dias, depois que ouvir empresários, trabalhadores, professores universitários e o governo. A ideia é que o parecer seja discutido posteriormente na Comissão de Constituição e Justiça. “Vamos ver que setores ainda seguem a escala 6 x 1 e que efeitos essa mudança teria”, disse o parlamentar em entrevista à Rádio Câmara.

Ele disse que o mundo procura novas formas de contratação e citou, como exemplo, o Uber. “Hoje, muitos trabalhadores querem fazer a sua própria escala”, finaliza.

Fonte: Potal O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais