31.3 C
Jacobina do Piauí
8 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPiauí

Bombeiros tentam combater incêndio em Pedro Laurentino; fogo ameaça propriedades

Fotos: Divulgação/Corpo de Bombeiros do Piauí

Após o fogo na região da Serra das Confusões, ao Norte do Piauí, ser controlado, as forças de Segurança tentam agora combater um incêndio que atinge a região da cidade de Pedro Laurentino, a 466 Km ao Sul de Teresina. Oito bombeiros militares se juntaram a três equipes de brigadistas do município e a equipes de São Raimundo Nonato e Oeiras. O combate ao fogo acontece desde a última terça (17).

Por conta dos fortes ventos na região, as equipes estão monitorando o local com o intuito de impedir que as chamas se espalhem rumo às fazendas e propriedades no entorno da vegetação. De acordo com o coronel Egídio Leite, chefe operacional do Corpo de Bombeiros do Piauí, as equipes já conseguiram controlar o fogo desde a noite da quarta-feira. “Três equipes com mais o reforço de 15 brigadistas conseguiram evitar qualquer situação de perigo para as propriedades da região, contendo assim as chamas mais fortes”, explica.

Um dos fatores que tornou mais dificultoso o trabalho dos bombeiros foi a chamada “linha de vento”. Conforme esclarece o sargento Elvis, responsável pela operação em Pedro Laurentino, apesar do vento forte, o trabalho tem surtido efeito positivo e deve continuar durante toda esta sexta-feira (20).

“Estamos monitorando este fogo em uma área localizada a cerca de 20 Km distante da sede do município. No entanto, por se tratar do fogo de chapada, a situação requer equipes distribuídas ao longo desta área em que estamos, já que com o vento, os focos se espalham ao longo da vegetação”, explica o sargento. Elvis acrescenta que mesmo com as rajadas de vento, os bombeiros conseguiram tirar os principais focos que ameaçavam se espalhar para algumas propriedades próximas.

Na estrada da região, próximo à PI que interliga o município de Pedro Laurentino, onde o foco foi controlado restando apenas pontos de calor, equipes seguem monitorando para evitar acidentes com os motoristas.

Com 5.200 focos, Piauí é o 12º estado brasileiro em número de queimadas

O Piauí bateu nesta sexta-feira (20) a marca de 5.211 focos de incêndio registrados este ano em seu território. O dado revelado Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) mostra que o Estado ocupa a 12º colocação no ranking nacional de número de focos de queimada em 2024.

Confira abaixo algumas orientações para evitar a formação de focos de queimada:

  • Descarte responsável de lixo: Nunca jogue bitucas de cigarro ou qualquer tipo de material inflamável em áreas abertas.
  • Limpeza de terrenos: Mantenha terrenos e jardins livres de folhas secas, galhos e outros materiais combustíveis.
  • Uso de fogueiras: Se precisar fazer uma fogueira, escolha um local seguro, longe de vegetação e siga as regras locais.
  • Equipamentos elétricos: Desligue aparelhos elétricos que não estão em uso e mantenha fiações em bom estado para evitar faíscas.
  • Prevenção em épocas secas: Durante períodos de seca, evite realizar atividades que possam gerar fogo, como queimar lixo ou fazer churrasco em áreas abertas.
  • Educação: Compartilhe informações sobre os riscos de queimadas e a importância da preservação ambiental com amigos e familiares.
  • Denúncia: Se você perceber alguém realizando atividades suspeitas que possam causar queimadas, denuncie às autoridades competentes.

Com informações do Corpo de Bombeiros

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais