Após o fogo na região da Serra das Confusões, ao Norte do Piauí, ser controlado, as forças de Segurança tentam agora combater um incêndio que atinge a região da cidade de Pedro Laurentino, a 466 Km ao Sul de Teresina. Oito bombeiros militares se juntaram a três equipes de brigadistas do município e a equipes de São Raimundo Nonato e Oeiras. O combate ao fogo acontece desde a última terça (17).
Por conta dos fortes ventos na região, as equipes estão monitorando o local com o intuito de impedir que as chamas se espalhem rumo às fazendas e propriedades no entorno da vegetação. De acordo com o coronel Egídio Leite, chefe operacional do Corpo de Bombeiros do Piauí, as equipes já conseguiram controlar o fogo desde a noite da quarta-feira. “Três equipes com mais o reforço de 15 brigadistas conseguiram evitar qualquer situação de perigo para as propriedades da região, contendo assim as chamas mais fortes”, explica.
Um dos fatores que tornou mais dificultoso o trabalho dos bombeiros foi a chamada “linha de vento”. Conforme esclarece o sargento Elvis, responsável pela operação em Pedro Laurentino, apesar do vento forte, o trabalho tem surtido efeito positivo e deve continuar durante toda esta sexta-feira (20).
“Estamos monitorando este fogo em uma área localizada a cerca de 20 Km distante da sede do município. No entanto, por se tratar do fogo de chapada, a situação requer equipes distribuídas ao longo desta área em que estamos, já que com o vento, os focos se espalham ao longo da vegetação”, explica o sargento. Elvis acrescenta que mesmo com as rajadas de vento, os bombeiros conseguiram tirar os principais focos que ameaçavam se espalhar para algumas propriedades próximas.
Na estrada da região, próximo à PI que interliga o município de Pedro Laurentino, onde o foco foi controlado restando apenas pontos de calor, equipes seguem monitorando para evitar acidentes com os motoristas.
Com 5.200 focos, Piauí é o 12º estado brasileiro em número de queimadas
O Piauí bateu nesta sexta-feira (20) a marca de 5.211 focos de incêndio registrados este ano em seu território. O dado revelado Inpe (Instituto Nacional de Pesquisa Espacial) mostra que o Estado ocupa a 12º colocação no ranking nacional de número de focos de queimada em 2024.
Confira abaixo algumas orientações para evitar a formação de focos de queimada:
- Descarte responsável de lixo: Nunca jogue bitucas de cigarro ou qualquer tipo de material inflamável em áreas abertas.
- Limpeza de terrenos: Mantenha terrenos e jardins livres de folhas secas, galhos e outros materiais combustíveis.
- Uso de fogueiras: Se precisar fazer uma fogueira, escolha um local seguro, longe de vegetação e siga as regras locais.
- Equipamentos elétricos: Desligue aparelhos elétricos que não estão em uso e mantenha fiações em bom estado para evitar faíscas.
- Prevenção em épocas secas: Durante períodos de seca, evite realizar atividades que possam gerar fogo, como queimar lixo ou fazer churrasco em áreas abertas.
- Educação: Compartilhe informações sobre os riscos de queimadas e a importância da preservação ambiental com amigos e familiares.
- Denúncia: Se você perceber alguém realizando atividades suspeitas que possam causar queimadas, denuncie às autoridades competentes.
Com informações do Corpo de Bombeiros