26 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralItainópolis

Aneel aciona bandeira amarela e conta de luz fica mais cara a partir de maio no Piauí

Talão de Energia - Foto: Ascom Equatorial

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) anunciou nesta sexta-feira (24) que a bandeira tarifária das contas de luz será amarela no mês de maio, o que resultará em cobrança adicional para consumidores atendidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN).

Com a mudança, haverá acréscimo de R$ 1,88 a cada 100 quilowatts-hora (kWh) consumidos. Segundo a agência, a decisão foi motivada pela redução das chuvas no período de transição entre a estação chuvosa e a seca, cenário que diminui a geração de energia por hidrelétricas e exige o acionamento de usinas termelétricas, que têm custo mais elevado.

Desde janeiro, vigorava a bandeira verde, sem cobrança extra, devido às condições favoráveis de geração e aos níveis satisfatórios dos reservatórios.

Criado em 2015, o sistema de bandeiras tarifárias sinaliza aos consumidores o custo real da produção de energia no país. As cores indicam o nível de custo para geração: verde (sem acréscimo), amarela (custo moderado) e vermelha (custo elevado).

A definição mensal das bandeiras leva em conta avaliações do Operador Nacional do Sistema Elétrico (ONS), responsável por analisar as condições de operação do sistema elétrico e projetar os custos necessários para atender à demanda.

Atualmente, os valores adicionais cobrados seguem três níveis: na bandeira amarela, o acréscimo é de R$ 1,88 a cada 100 kWh; na bandeira vermelha patamar 1, o valor sobe para R$ 4,46; e na bandeira vermelha patamar 2, chega a R$ 7,87 para o mesmo consumo.

A mudança na bandeira deve impactar diretamente o valor das contas de energia já a partir de maio.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais