por: Maria Nilza
Alguns amigos e amantes da arte e da cultura tradicional decidiram se unir e formar uma associação de artes, a CINEVAP ( Companhia cinematográfica do Vale do Guaribas). Já se passaram cinco anos e finalmente chegou o dia em que a Associação ganha uma sede física. Neste dia 18 de abril de 2015, a casa abriu as portas ao público e recebeu muita gente.
Os admiradores e fazedores de cultura, que não tinham onde se refugiar e apreciar a arte agora encontraram o ninho e muitos estavam felizes por esta inauguração, como ressalta o poeta, Villebaldo Rocha “a sociedade em si sentiu esta necessidade através de pessoas abnegadas, teimosas, renitentes, que teimam em fazer cultura, não deixar morrer e aglomerar pessoas que fazem cultura para juntos sermos mais fortes.” É em busca deste fortalecimento que os artistas se sentiram realizados e esperançosos, “ pois Picos tem sofrido historicamente pela falta destes espaços porque os poetas, os artistas são as pessoas que podem fazer transformações, fazer denúncia através do próprio trabalho.” Ressalta Graça Moura , psicóloga e promotora de eventos culturais.
Além dessa falta de espaço, que poderá ser suprida, a criação da entidade jurídica fortalecerá o grupo “com a Cinevap muitas perspectivas se abrem porque nós temos ai vários objetivos alcançados, a organização dos artistas tanto sistematicamente num entidade que pode conseguir projetos, porque ela é uma instituição de fato e de direito.” aponta Marli Veloso, secretária de Cultura de Villa Nova. Ela acredita ser de extrema importância esta legalização, visto que, “há uma necessidade de se organizar para conseguir os recursos pra cultura, pelo viés dos projetos culturais de instituições públicas e privadas.” Conclui Marli Veloso.
A festa reuniu vários artistas da região, teve também participação de grupos da cidade como o PBC ( projeto bar cultural) e grupo cultural Adimó. O diretor e idealizador da Cinevap, Jesualdo Alves, fez uma homenagem a Odorico Carvalho, cantor, compositor e diretor da Tv Picos. O artista estava muito emocionado com o tributo e o novo espaço cultural “Primeiro é uma alegria muito grande de estar aqui assistindo a inauguração de um órgão importante como este que vai divulgar nossa cultura, para incentivar o teatro e todo tipo de arte. Esta é uma alegria muito grande pra mim, que tenho ao longo da minha vida, me dedicado ao trabalho de incentivar a cultura na nossa cidade. E a alegria é dobrada porque eu fui, portanto agraciado com esta homenagem que me tem deixado muito emocionado durante todo show”, declara Odorico Carvalho.
O vice-prefeito e atual secretário de Educação, Padre Walmir Lima, também esteve presente no evento, na primeira fila ele apreciou as apresentações e falou sobre a satisfação de estar presente na festa e sobre a importância da abertura da casa para Picos. “Aqui, este espaço da Cinevap com certeza é uma referência para os artistas, é uma semente que vai incentivar e agregar, pois sabemos que são muitos os artistas e grupos teatrais”. Ele como outros convidados falaram da necessidade do poder público olhar mais por estes artistas da macrorregião que trabalha sem apoio “os grupos têm surgido de maneira muito independente, cada um com iniciativas próprias. E a Cinevap vai despertar a administração sobretudo a apoiar e incentivar cada vez mais arte e a cultura em Picos. Eu fico muito feliz e acredito que esta semente vai dar muitos frutos e daqui vai surgir muitos artistas e muitos outros espaços de arte em nosso município”. Encerra Walmir Lima.