A Semana Nacional de Museus acontece anualmente, em comemoração ao Dia Internacional de Museus, 18 de maio. Nesta oportunidade, os museus brasileiros são convidados pelo IBRAM – (Instituto Brasileiro de Museus) para desenvolver uma programação especial para esta data.
Para as comemorações da Semana Nacional de Museus de 2017, o Museu Ozildo Albano, juntamente com a Associação dos Amigos do Museu Ozildo Albano (AAMOA), estará mobilizado em torno de uma programação que acontecerá no período de 17 a 19 de maio.
Com o tema; “Museus e histórias controversas: dizer o indizível em museus”, a 15ª Semana Nacional de Museus propõe uma reflexão a respeito das narrativas, histórias e discursos museológicos como construções sociais. Ela quer chamar a atenção para o cuidado que as instituições museológicas devem ter ao narrar o passado, pois ele sempre será reinventado e colocado sob o prisma da interpretação do seu narrador, seja ele, um livro, um jornal, uma pessoa, uma exposição ou instituição.
Diversificando mais ainda sua proposta de reflexão, o Museu Ozildo Albano exibirá um documentário que narra uma riqueza natural da região de São José do Piauí sob o prisma das histórias fantásticas contadas e recontadas pelos moradores da região e turistas que tem a oportunidade de conhecer os mistérios e encantos da Cidade de Pedras (denominação dada a uma região de grandes formações rochosas).
Pelo acima exposto, fica claro que a 15ª Semana Nacional de Museus configura-se uma excelente oportunidade para que os museus compreendam os seus discursos não como verdade única, mas como uma das possibilidades de se interpretar a dinâmica construção da história das humanidades.
Dessa forma, a comunidade está convidada a discutir a respeito das narrativas museográficas. O Museus Ozildo Albano se propõe a ser um agente neste sentido, buscando estar mais atento para outras possibilidades de narrativa nos seus discursos e práticas.
ascom: Museu Ozildo Albano