29.5 C
Jacobina do Piauí
14 de junho de 2025
Cidades em Foco
EducaçãoGeralInternacional

248 cidades podem perder complementação do Fundeb em 2025; uma no Piauí

248 cidades podem perder complementação do Fundeb em 2025; uma no Piauí - Foto: Divulgação/Semec

Um levantamento realizado pelo Secretaria do Tesouro Nacional (STN), autarquia vinculada ao Ministério da Educação (MEC), revelou que, até o dia 22 de julho, uma cidade do Piauí ainda não disponibilizou as informações e dados contábeis, orçamentários e fiscais referentes a 2023 no Siope e Siconfi. A cidade em estão é Canavieira, distante a 406 km de Teresina, no Sul do Piauí.

Caso essa cidade não disponibilize os dados necessários para confirmar as informações junto à autarquia federal, o município pode perder a complementação da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) na modalidade VAAT em 2025.

Além disso, foram identificados que outros 251 entres federativos estaduais e municipais ainda não disponibilizaram os dados solicitados. Ao todo, 248 cidades ainda não enviaram as informações, e quatro estados, sendo eles Alagoas, Amapá, Minas Gerais e Rio Grande do Sul, também estão na mesma situação.

Clique aqui e confira a relação de todos os entes federativos

Complementação da União

O envio dos dados é fundamental para o cálculo do Valor Anual Total por Aluno (VAAT) de cada ente federativo. Com os dados sendo enviados no tempo limite estipulado pelo MEC é possível, assim, que o ente federativo receba a complementação dos recursos do Fundeb.

Conforme a lei de regulamentação do novo Fundeb, os recursos dessa modalidade de complementação da União somente são devidos aos entes cujo VAAT seja inferior ao Valor Anual Total Mínimo por Aluno/Ano (VAAT-MIN).

Em 2025, a complementação da União ao VAAT a ser distribuída a estados e municípios corresponderá a 9% da receita total do Fundeb do referido exercício.

Alteração de valores em 2024

Os ministérios da Educação e da Fazenda publicaram em maio uma a Portaria Interministerial 5/2024, que em suma trouxe atualizações sobre os valores e cronogramas de desembolso das complementações da União ao Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb) para o ano de 2024.

Conforme o documento, a alteração ocorre em função da diferença, a maior ou a menor, entre a receita estimada para o cálculo e a receita realizada no ano de referência, estabelecidos conforme a Lei Nº 14.113/2020.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais