Marcando a história e o avanço da saúde na região, o senador Ciro Nogueira (PI), os deputados federais Júlio Arcoverde (PI), Átila Lira (PI), Eduardo da Fonte (PE) e Lula da Fonte (PE) participaram de um evento de visita às obras de construção do Hospital do Câncer do Sertão. A solenidade ocorreu nesta quinta-feira (14), em Araripina-PE, idealizada pelo Instituto Social das Medianeiras da Paz.
Além das lideranças federais, o evento recebeu a presença do prefeito do município, Evilásio Mateus, do vice-prefeito, Bringel Filho, Roberta Arraes, assim como deputados estaduais e prefeitos do Piauí e Pernambuco. Os representantes anunciaram investimentos futuros para a cidade.
O prefeito de Araripina-PE, Evilásio Mateus, pontuou que a luta para a conquista foi grande, mas o projeto apresentado foi erguido por forças coletivas. De acordo com o gestor, não é necessário levantar bandeiras políticas na obra, apenas contribuir com o crescimento.
“Não é uma obra de apenas uma mão, mas construída por várias mãos de trabalhadores, empresários, comerciantes e autônomos. Muitos que tem contribuído com esse projeto. Quero que essa força mostre que é um projeto de saúde pública, estadual e interestadual. Poucas pessoas acreditavam nesse sonho, são as que vivenciaram o dia a dia na dor” declarou.
Ao lado de Ciro Nogueira e a da bancada do Partido Progressistas (PP), o deputado federal Eduardo da Fonte garantiu mais de R$ 6 milhões para o Hospital do Câncer. O processo ainda leva em consideração os equipamentos para serem comprados ou renovados.
“É só o começo. Eu sei, mais do que ninguém, quanto custará para o hospital ficar pronto. Não custará menos de R$ 30 milhões. Nós vamos visitar um equipamento que já está funcionando, igual ao que tem no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. Já me comprometi com o Pernambuco para trocar os aparelhos”, pontuou.
Emocionado, o senador Ciro Nogueira ressaltou que muitas pessoas deixam de receber o tratamento especializado, o que o motivou a ser braço direito na conquista. Segundo o representante, as discussões no âmbito federal não devem ser baseadas em pautas superficiais.
“É por isso que luto para que nós consigamos transferir cada vez mais recursos para os municípios brasileiros, porque são os municípios que a população vive. Tenho muito orgulho do recurso que eu coloco, porque as pessoas estão melhorando de vida”, enfatizou.
O prefeito de Ouricuri -PE, Victor Coelho, frisou que é necessário um engajamento coletivo para que todo o planejando envolvendo a obra tenha sucesso, considerando a o cenário atual de enfrentamento.
“É um momento muito importante, um hospital que será uma realidade para toda a população. Nossa região é carente para pessoas que passam por essa doença tão ruim. Ter esse apoio é muito importante. Não será só de uma cidade, mas de toda a região do Araripe. É necessário unir forças para que esse sonho vire realidade o mais breve possível”, disse.
No território piauiense, o prefeito de Simões, Magno Dantas, esteve acompanhado do vice-prefeito Josse de Belim, além da secretária de saúde e vereadores. O gestor pontuou o interesse da cidade em colaborar com todo o processo, frisando a felicidade e gratidão.
“Nós, como representantes de Simões, encaramos com muita felicidade e gratidão para que podemos aproximar o acesso a saúde e ao tratamento que é tão delicado. Isso só poderia ser feito através do apoio de autoridades comprometidas. Estamos todos unidos para uma causa tão importante”, comentou.
Presente no evento ao lado do presidente da AMVI, Dr. Corinto Matos, o prefeito de Paulistana, Osvaldo da Abelha Branca destacou que o objetivo principal é possibilitar o tratamento para o povo residente de localidades afastadas da capital.
“O Hospital tem como finalidade aproximar o tratamento de CA dos municípios do Pernambuco, Piauí e Ceará, nessa região que estão todos distantes da capital. Estou aqui acompanhando o presidente da AMVI, prefeito de Marcolândia, e vários prefeitos do Piauí, porque vai facilitar e aproximar o tratamento das pessoas que tem CA”, finalizou.