23 C
Jacobina do Piauí
1 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralPiauí

UFPI iniciará testagem de comunidade acadêmica na segunda-feira (7)

Foto: Divulgação/UFPI

Após receber 1.500 testes de Covid-19 da Secretaria de Estadual de Saúde (Sesapi) nesta sexta-feira (4), a Universidade Federal do Piauí (UFPI) informou iniciará a testagem de técnico-administrativos, professores e alunos que retornarão às atividades presenciais  na próxima segunda-feira (7), data prevista para o início do ano letivo da instituição.

Em Teresina, parte dos testes foram encaminhados ao Hospital Universitário (HU-UFPI), para ampliar a testagem deste público acadêmico, previsto no “Protocolo Geral de Biossegurança para Retomada de Atividades Presenciais na UFPI”. A expectativa é que os campi de Floriano, Picos e Bom Jesus também recebam testes.

Segundo determinado pelo protocolo, as unidades devem solicitar a testagem aos centros de ensino, que encaminharão a relação com os nomes de alunos e servidores que serão testados. “[…] encaminhará os solicitantes, dentro das normas de segurança e exigência da ciência, observando tudo para que os nossos alunos, professores ou técnicos com sintomas possam ser testados no HU”, explicou Gildásio Guedes, reitor da UFPI.

No HU-UFPI, a testagem acontecerá das 10h30 às 15h00. “Estamos colocando o nosso setor de laboratório à disposição da Universidade para fazer a testagem de alunos, professores e técnicos, quando houver necessidade”, informou Eleonora Parentes Sampaio, gerente administrativa do hospital.

Passaporte da vacina

Recentemente a UFPI voltou atrás e passou a exigir o certificado de imunização contra a Covid-19 na retomada gradual das atividades presenciais da instituição. A atualização do protocolo, aprovado no mês passado pelo Conselho Universitário (Consun), foi apresentada nesta segunda-feira (31), durante reunião do Comitê Gestor de Crise (CGC) da universidade.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais