31.3 C
Jacobina do Piauí
8 de dezembro de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralNordeste em FocoPolítica

Sete prefeituras descumprem Lei de Responsabilidade Fiscal e prefeitos podem sofrer cassação no Piauí

Foto: Divulgação/TCE-PI

O Tribunal de Contas do Estado identificou e notificou sete prefeituras piauienses que ultrapassaram o limite legal de gastos com pessoal imposto pela Lei de Responsabilidade Fiscal, que é de 54% da receita corrente líquida. Na prática, de todo o dinheiro que entra nas contas das prefeituras, o limite para pagamento de servidores é 54%. O levantamento foi realizado pela Divisão de Fiscalização de Pessoal e Folha de Pagamentos.

No documento, as cidades que ultrapassaram os limites foram Miguel Alves, com 58,7%; Boa Hora com 58,6%, Murici dos Portelas com 58%, Milton Brandão com 57%, Colônia do Gurguéia com 56,8, Nossa Senhora de Nazaré com 55,6 e Altos, com 54,1%. Os municípios que ultrapassam o limite legal precisam retornar aos limites normais para não perder as condições de acesso a investimentos e sofrerem sanções do governo federal.

Os dados são referentes ao primeiro quadrimestre de 2024.

Os casos de descumprimento do limite legal da LRF com despesa com pessoal (54%), sem a adoção de providências para redução dos gastos e recondução ao limite, poderá resultar em penalidades como cassação do mandato e perda da função pública do prefeito, impedimento ao município de recebimento de transferências voluntárias, multa ao gestor, dentre outras.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais