26 de junho de 2026
Cidades em Foco
DestaqueGeralPiauí

Semarh identifica 10 de pontos de captação de água sem autorização na bacia do rio Piauí

O Piauí enfrenta um período de estiagem severa, período em que a água se torna ainda mais valiosa. Nesse sentido, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) intensificaram as fiscalizações de pontos de captação irregular de água. Em ação realizada no rio Piauí e em poços da região, pelo menos 10 pontos de retirada direta do rio estavam funcionando sem autorização.

A chamada outorga é o documento que garante o direito de uso da água. Sem ela, qualquer captação é ilegal e pode comprometer o equilíbrio hídrico de toda a bacia.

O diretor de Recursos Hídricos da Semarh, Felipe Gomes, explica por que a fiscalização é tão importante nesse momento. “Em tempos de seca, cada litro de água precisa ser cuidado. Quando alguém retira sem autorização, prejudica a vazão do rio e compromete quem depende dele para sobreviver. Estamos catalogando esses pontos e vamos responsabilizar os responsáveis para proteger nossos recursos hídricos”, afirmou o gestor.

As denúncias sobre retirada irregular chegaram à Semarh por meio de prefeituras da região. Além de flagrar as captações diretas no rio, os fiscais também verificaram poços tubulares escavados sem licença.

Segundo a secretaria, a fiscalização vai aumentar nos próximos meses. O objetivo é simples: garantir que a pouca água disponível seja usada de forma justa e sustentável, em benefício de toda a população.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais