O Piauí enfrenta um período de estiagem severa, período em que a água se torna ainda mais valiosa. Nesse sentido, equipes da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) intensificaram as fiscalizações de pontos de captação irregular de água. Em ação realizada no rio Piauí e em poços da região, pelo menos 10 pontos de retirada direta do rio estavam funcionando sem autorização.
A chamada outorga é o documento que garante o direito de uso da água. Sem ela, qualquer captação é ilegal e pode comprometer o equilíbrio hídrico de toda a bacia.




