26.8 C
Jacobina do Piauí
18 de abril de 2025
Cidades em Foco
GeralNordeste em FocoPiauí

Semana de Saúde nas Escolas: municípios são convocados para vacinação contra febre amarela, sarampo, caxumba e rubéola

Vacina - Foto: Divulgação/FMS

Os 224 municípios do Piauí foram convocados pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesapi) a participar da campanha Semana Saúde na Escola contra febre-amarela, sarampo, caxumba, rubéola, DTP (tríplice bacteriana), meningocócica ACWY e HPV.

O evento acontece de 14 a 25 de abril, com a meta de vacinar 90% dos estudantes menores de 15 anos. No total, serão 712,2 mil doses distribuídas para alunos da educação infantil e do ensino Fundamental e Médio, em 3.357 escolas da rede pública do Piauí.

A superintendente de Atenção Primária à Saúde e Municípios da Sesapi, Leila Santos, afirma que o movimento é uma estratégia para reforçar o processo de imunização em crianças e adolescentes.

“A partir deste ano, a vacinação nas escolas passa a ser reconhecida como uma estratégia específica de imunização. As doses aplicadas nas escolas ou por encaminhamento escolar devem ser registradas com a opção ‘Vacinação Escolar’. Esse registro padronizado permitirá um monitoramento mais preciso do impacto da iniciativa”, reforça Leila Santos.

Conforme Márcia Silva, coordenadora do Programa Saúde na Escola da Sesapi, uma mobilização será realizada na Escola Municipal Modestina Monte, localizada na cidade de Altos, a partir das 14h desta quarta-feira (16), com o intuito de efetivar uma “busca ativa” nas cadernetas de vacinação e imunizar alunos que estão com doses atrasadas.

“As equipes da Secretaria Municipal de Saúde de Altos, junto com a Sesapi, farão uma busca ativa nas cadernetas de vacinação dos alunos, imunizando aqueles que estiverem com doses em atraso, mediante o consentimento dos pais ou responsáveis. Eles também receberão orientações sobre a importância da vacinação”, explica Silva.

Por isso, ainda segundo Santos, é importante o envolvimento de todos os municípios piauienses nesse processo.
“Contamos com a ajuda de todos os municípios nessa grande mobilização, para ensinar desde cedo às nossas crianças a importância da imunização e continuarmos sendo referência em vacinação”, destaca.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais