27.9 C
Jacobina do Piauí
12 de junho de 2024
Cidades em Foco
GeralMunicípiosPicosPolícia

Secretário de Justiça visita Picos e anuncia projetos para melhorar o sistema prisional do estado; Veja!

Nesta segunda-feira, 13 de junho, o secretário de Justiça do Estado do Piauí, Daniel Oliveira, esteve na cidade de Picos para visitar o sistema prisional do município.  A sua primeira parada foi na penitenciaria masculina, José de Deus Barros, onde anunciou diversos projetos para melhoria das condições da população carcerária. Entre as ações previstas está a modernização e humanização da revista dos visitantes. “Vamos acabar com revista vexatória até o mês de novembro conforme o plano de investimento para melhorias da unidade prisional. Estamos agora com investimentos previstos para segurança nos presídios e nos próximos meses chegará raios-X e raquetes (detectores de metais). Todo equipamento de segurança que existe nos aeroportos do Brasil, vamos entregar aqui na unidade”, promete o secretário.

Outra notícia, ainda na parte de investimento estrutural, é o plano de reforma na penitenciaria. “Estamos discutindo com a gerência uma reforma ou a construção de outro espaço, um pavilhão ou dois pavilhões a mais. A ideia é trabalhar pra zerar o déficit de superpopulação até 2018”, disse Daniel Oliveira. Segundo ele, há uma carência de 300 agentes carcerários no estado. A secretaria está trabalhando para resolver a situação e planeja um concurso público com previsão de lançamento do edital no mês de setembro.

1000
FOTO: MARIA NILZA / PORTAL CIDADES EM FOCO

Outro plano a ser implantado dentro do presídio é O projeto Leitura livre: mais que histórias, cidadania. “O projeto de leitura foi lançado agora com a parceria da corregedoria do tribunal de justiça e a Secretaria de Educação. Vamos sentar com a gerência da unidade para, no planejamento deste semestre, já implantar o plano de leitura”. Esclarece o secretário Daniel Oliveira. Para a realização deste, virão professores para trabalhar com os não alfabetizados e os que já sabem ler vão ler livros e fazer resumos. O projeto incluirá o EJA e preparatório para Enem. Segunda a psicóloga da secretaria de justiça, Vanessa de Moura Galvão, i interessante do projeto é que a leitura dos livros, além de ajudar na diminuição da pena, auxilia o detento a refletir sua condição humana.

1621792_262740427224500_1123957152_n
FOTO: MARIA NILZA / PORTAL CIDADES EM FOCO

 

 

 

 

 

Por Maria Nilza / Portal Cidades em Foco

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais