28.5 C
Jacobina do Piauí
27 de abril de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeral

Saúde isola familiares e equipe que atendeu caso suspeito da variante Delta no Piauí

Coronavirus - Foto: Roberta Aline

A Secretaria de Saúde de São João do Piauí, a 460 km de Teresina, informou nesta quinta-feira (19) que está monitorando pessoas que tiveram contato com o paciente diagnosticado com covid-19 que é considerado caso suspeito de contaminação pela variante Delta. A esposa e profissionais de saúde, que atenderam o homem de 69 anos, estão sendo acompanhados e isolados.

Positivada com covid-19, a mulher do paciente apresenta sintomas leves da doença, mas deve manter-se em isolamento, ficando em casa por mais dez dias.

Já os profissionais de saúde serão testados para a covid-19 nesta sexta-feira (20). “A equipe do Centro Covid-19 vai realizar os exames dos profissionais de saúde, que tiveram contato com o paciente, apesar de todos, no contato, estarem com vestimentas adequadas, paramentados com EPI”, explicou a secretária municipal de Saúde, Ynaiara Coelho.

A secretária reforça a importância de serem mantidos os cuidados preventivos e da vacinação.. “Toda quarta é dia de vacinar e já estamos na faixa etária de 28 anos ou mais de idade. Se ainda não vacinou, se programe para a próxima quarta”, disse.

A secretaria de Saúde de São João do Piauí informou ainda que mantém contato permanente com a Gerência Estadual de Epidemiologia e com o Laboratório Central do Estado (LACEN), que  colheu material do paciente e encaminhou à Fiocruz para ser feito o sequenciamento genético.  Não há data prevista para o resultado, já que a amostra é investigada em outro estado.

Atualmente, o paciente, um homem de 69 anos, de iniciais J.G.A, está internado em um hospital privado na zona norte de Teresina e tem quadro de saúde considerado estável.

O caso

A Sesapi informou que o paciente, natural de São João do Piauí, já está imunizado com duas doses da vacina Coronavac e apresentou sintomas da Covid-19 depois de participar de um curso em Ribeirão Preto (SP) onde a variante circula.

Segundo a Sesapi, no último dia 7 de agosto o paciente retornou para o município de São João do Piauí e dia 9 começou a apresentar sintomas como obstrução nasal, dores no corpo e cefaleia. Foi feito exame de orofaringe com resultado positivo para Covid, sendo medicado por profissionais do município.

Ainda de acordo com a Sesapi, no dia 11 de agosto o paciente apresentou tosse e deficiência respiratória, sendo encaminhado ao município de São Raimundo Nonato para fazer uma tomografia, onde o resultado apontou 25% de comprometimento pulmonar. Dia 15 de agosto ele foi encaminhado a Teresina, ainda com quadro de falta de ar, sendo internado no hospital da Unimed.

No próprio hospital foi feita a coleta do material para PCR e encaminhado ao Lacen. A amostra foi enviada à Fiocruz para sequenciamento, como medida de segurança.

Com informações da Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais