18 de março de 2025
Cidades em Foco
GeralInternacionalNordeste em Foco

Sada reforça cuidados contra gripe aviária no período carnavalesco no Piauí

No período de Carnaval, o litoral do estado do Piauí é uma das regiões mais procuradas por foliões e pessoas que buscam por um període descanso. A  Secretaria da Assistência Técnica e Defesa Agropecuária (Sada) alerta que o litoral também é uma rota de migração de aves, o que pode aumentar o risco de transmissão da gripe aviária.

De acordo com a Sada, esse tipo de gripe, provocada pelo vírus da influenza tipo A, é altamente contagiosa e pode infectar aves, mamíferos e até seres humanos. A transmissão ocorre via  aerossóis respiratórios, fezes, fluidos corporais ou pelo contato direto com aves infectadas, tanto vivas quanto mortas, ou indiretamente por meio do ambiente, água, alimentos ou objetos contaminados.

A coordenadora de Vigilância Epidemiológica da Adapi, Cecilia Melo, afirmou que, embora o Piauí nunca tenha registrado casos da doença, é preciso estar atento aos sinais de aves doentes.

“Os animais infectados podem apresentar dificuldades de voo, falta de coordenação motora, dificuldade para respirar, tremores e letargia. Se você avistar alguma ave com esses sintomas ou encontrar aves mortas, é fundamental não tocar nelas e buscar orientação imediata”, destacou a coordenadora.

Segundo o governo estadual, no Brasil, o primeiro caso de influenza aviária foi diagnosticado em aves silvestres no Espírito Santos, em maio de 2023, e desde então, foram confirmados 166 focos da doença.

A Sada informou ainda que a população se notar alguma anormalidade, poderá notificar os órgãos responsáveis, através dos contatos: WhatsApp: (86) 99462-1644 / Telefone: (86) 2222-1710; site da Adapi: www.adapi.pi.gov.br/contato.php ou no site do Sistema Brasileiro de Vigilância e Emergência Veterinária.

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais