26.3 C
Jacobina do Piauí
4 de junho de 2026
Cidades em Foco
GeralMarcolândia

Reuniões pedagógicas em Marcolândia discutem avaliações e sistema de monitoramento escolar

A Prefeitura de Marcolândia na gestão do prefeito Dr. Corinto Matos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, realizou nesta quarta-feira (04) reuniões pedagógicas voltadas ao fortalecimento da gestão escolar e à melhoria da aprendizagem dos alunos da rede municipal. Os encontros aconteceram no auditório da Secretaria Municipal de Saúde e reuniram diretores, coordenadores e equipe de supervisão.

No turno da manhã, foi desenvolvido o Projeto Saberes em Foco — Avaliar, Monitorar e Intervir para Recompor Aprendizagens 2026, com palestra do professor especialista Frâncio Charlidon Sobreira. O momento foi dedicado à análise de resultados das avaliações externas e à definição de estratégias de acompanhamento e intervenção pedagógica para recomposição das aprendizagens.

Durante a programação, foram discutidos indicadores educacionais, metas de desempenho e ações práticas para apoiar o trabalho das escolas ao longo do ano letivo, com foco na melhoria contínua do ensino.

Já no turno da tarde, a pauta foi a utilização do SIRME — Sistema Integrado das Redes Municipais de Ensino (Sistema de Registro e Monitoramento Escolar), ferramenta tecnológica utilizada na gestão educacional de municípios piauienses. A capacitação foi conduzida pelo palestrante Leonel para os secretários das escolas, com orientações técnicas sobre registro, acompanhamento e monitoramento de dados escolares.

A primeira-dama e secretária municipal de Educação, Auxilia Matos, acompanhou as atividades e reforçou a importância da formação contínua das equipes gestoras para garantir melhores resultados na educação do município.

“Esses encontros são fundamentais para o fortalecimento do nosso trabalho educacional. Quando reunimos diretores, coordenadores e supervisores, promovemos troca de conhecimento, alinhamento de metas e planejamento de ações concretas para melhorar a aprendizagem dos nossos alunos. O Projeto Saberes em Foco e o uso do SIRME são ferramentas importantes para avaliar, monitorar e intervir de forma correta. Nosso compromisso é garantir uma educação cada vez mais organizada, acompanhada e eficiente em Marcolândia”, disse.

Para finalizar, a Secretaria Municipal de Educação destacou que a realização dos encontros faz parte do planejamento estratégico para o ano letivo de 2026, priorizando a formação das equipes, o uso de dados educacionais e o acompanhamento sistemático das escolas. 

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais