25.9 C
Jacobina do Piauí
9 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolícia

Religiosidade é inserida na rotina de detentos no Piauí

A assistência religiosa no sistema prisional é um direito das pessoas privadas de liberdade conforme a Lei de Execuções Penais (LEP). No Piauí, essa garantia é uma realidade em todas as 17 unidades penais do Estado. Em 2023, foram realizadas diversas atividades religiosas: batismos, cultos, missas e casamentos comunitários.

A Secretaria de Justiça (Sejus) celebrou, no último sábado (16), dois eventos em unidades penais de Teresina para marcar, de forma simbólica, o encerramento das atividades da Coordenação de Assistência Religiosa, que é vinculada à Diretoria de Humanização e Reintegração Social da pasta. Um culto evangélico com a presença de diversas igrejas foi realizado na Penitenciária Prof. José de Ribamar Leite, antiga Casa de Custódia de Teresina. Já na Penitenciária Feminina de Teresina, o arcebispo da capital, Dom Juarez, celebrou juntamente com a Pastoral Carcerária, uma missa natalina.

Em 2023 foram contabilizados 1567 internos batizados, mais de 870 cultos, além de cerca de 60 missas. Paralelo à assistência religiosa, também foram realizados, quatro casamentos comunitários em parceria com o Tribunal de Justiça do Piauí nas unidades penais Prof. José Ribamar Leite, Irmão Guido, Mista Juiz Fontes Ibiapina (Parnaíba) e José de Deus Barros (Picos).

Para a coordenadora do setor, Rosilândia Silva, o ano de 2023 foi bastante produtivo, e para 2024 a tendência é aumentar o número de atividades religiosas no sistema prisional.

O secretário de Justiça, coronel Carlos Augusto, reforça que acredita na fé e  na assistência religiosa como elementos transformadores de vidas no sistema prisional.

“Nós temos que levar todas as possibilidades de transformação àquelas pessoas que cometeram erros e que podem se redimir, sobretudo, através da palavra de Deus”, ressaltou o secretário.

Ascom

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais