18 de abril de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacionalPolítica

Rafael Fonteles transmite cargo para Themístocles e segue para viagem internacional

Rafael Fonteles e Themístocles Filho

O vice-governador Themístocles Filho (MDB) ficará no exercício do cargo pelo próximos 15 dias durante uma viagem internacional do governador Rafael Fonteles (PT). A transmissão do cargo aconteceu nessa sexta-feira (8) em rápida solenidade do Palácio de Karnak. O governador viaja hoje para 30 agendas administrativa na Índia (Ásia), Singapura (Ásia) e Austrália (Oceania).

Ao deixar o estado, Fonteles destacou que a viagem tem como objetivo buscar atrair investimento para o Piauí. “Vamos em mais uma missão internacional para atrair investimentos para o Piauí nas áreas de energia verde, agricultura, principalmente à agroindústria, e inovação, que é um setor muito relevante para nós, além da mineração, que começa a despontar”, afirmou o governador por meio de suas redes sociais.

Roteiro da viagem

O chefe do Executivo irá visitar empresas que atuam na transição energética, saneamento, porto marítimo, agricultura, inovação em gestão pública e educação, além de assinar memorandos de entendimento com órgãos públicos, trocando experiências na área de ensino técnico.

Na Índia, o governador visitará empresas de diversos setores, como a Hinduja Group, interessada em investimentos no Piauí. Também estão programadas visitas a empresas de agronegócio, como a UPL e a Mahindra & Mahindra, buscando parcerias que possam impulsionar o desenvolvimento econômico local.

Em Singapura, o foco da missão será na área da educação, gestão da água e indústria têxtil. A comitiva conhecerá modelos de educação profissional e técnica, além de visitar a Academia de Professores de Singapura e o Instituto Nacional de Educação. Também estão agendadas visitas à Agência Nacional de Água, ao Instituto de Educação Técnica para explorar oportunidades de cooperação e aprendizado mútuo, e à sede da Shein, varejista on-line global que atua também no Brasil.

Na Austrália, a ênfase será na indústria de hidrogênio e energia verde. O governador e sua equipe visitarão empresas líderes nesse setor, como a Yara Pilbara e a Pure Hydrogen, buscando estabelecer parcerias para o desenvolvimento de projetos sustentáveis no Piauí. Além disso, estão previstas reuniões com autoridades governamentais e empresariais para discutir estratégias de transição energética e cooperação bilateral.

A missão internacional encerrará no dia 20, com a apresentação das potencialidades do Piauí na Câmara de Comércio Austrália-Brasil e reuniões com autoridades educacionais e empresariais. No dia 21, Rafael e sua comitiva embarcam de volta ao Brasil.

PAC Seleções

O Ministério da Casa Civil anunciou na manhã desta quinta (07) que o estado do Piauí receberá 239 obras e equipamentos no novo programa PAC Seleções. O anúncio foi feito após a divulgação do resultado de 16 das 27 modalidades do Novo PAC Seleções, feita pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva na última quarta.

O programa compreenderá os eixos Saúde, Educação, Ciência e Tecnologia e Infraestrutura Social e Inclusiva. As 16 modalidades são executadas pelos Ministérios da Saúde, Educação, Cultura e Esporte e somam R$ 23 bilhões em investimentos.

Fonte: O Dia

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais