24.6 C
Jacobina do Piauí
8 de julho de 2024
Cidades em Foco
Geral

Rafael Fonteles e primeira-dama lançam programa Pacto pelas Crianças do Piauí

Foto: Gabriel Paulino/Cidadeverde.com 

O governo do Piauí lançou na manhã desta terça-feira (25) o programa “Pacto pelas Crianças”. A ação, que será coordenada pela primeira-dama, Isabel Fonteles, integra diversas áreas, como Saúde, Educação e Assistência Social.

Entre as ações inclusas no plano estadual, está a cessão de espaços para novas creches e equipamentos, mobiliário, além do apoio técnico e estrutural para estimular a vacinação, tanto na primeira infância, como nas demais faixas etárias.

Para atender as demandas do programa, a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) fortalecerá o Programa de Alfabetização na Idade Certa (PPaic), ampliando o atendimento para crianças de zero a três anos.

O govermadpr Rafael Fonteles considerou o Pacto pela criança como uma união de esforços, tanto do estado, quanto de municípios, para garantir a prioridade em cuidados com crianças de zero a seis anos, em áreas como saúde e educação. Um dos objetivos, inclusive, é colocar o serviço de neuropediatra para auxiliar em exames de diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista em municípios do interior.

“A gente tem a convicção e isso é provado por estudos científicos de que o investimento na primeira infância de zero a seis anos é o melhor investimento para a sociedade como um todo. É o momento onde as crianças está começando a socializar e temos como objetivo alcançar o desenvolvimento integral, sobretudo na área da saúde e da educação e das crianças miseráveis que, por algum motivo, não conseguiram estar com suas famílias”, declarou.

Isabel Fonteles, médica que vai coordenar toda a ação, destacou que fará reuniões conjuntas com a Seduc e Sesapi e Sasc para fazer um levantamento acerca das crianças que serão beneficiadas pelas ações.

“Na prática, estamos conversando com a secretária de Educação e Saúde e Assistência Social para fazer um levantamento dos dados para saber o número de cidades e crianças que serão atendidas”, disse.

Carretinha da Saúde

Na oportunidade, foi implantado o projeto Carretinha da Saúde. O serviço levará consultas e exames para todas as regiões do Piauí, com uma carreta completamente equipada. Na Carretinha da Saúde, serão oferecidos atendimentos odontológicos e oftalmológicos, com disponibilização de óculos, quando necessário.

Para 2023, são esperados 19.500 atendimentos. Em 2024, esse número deve saltar para 39 mil, e até 2026, 136 mil crianças devem ser atendidas pelo serviço. O investimento estimado é de R$ 1 milhão, valor que deve dobrar em 2024. Até 2026, devem ser investidos R$ 6,6 milhões. Todo o recurso é do Tesouro Estadual.

Outra vertente que será a da Assistência Social, por meio do programa Criança Feliz, que promove o desenvolvimento humano, a partir do apoio e do acompanhamento do desenvolvimento infantil integral na primeira infância e de políticas públicas voltadas para as gestantes, crianças e suas famílias.

Durante o evento, também, ocorreu a abertura da exposição fotográfica “Adoção: Laços de Amor”, da ONG Cria, que traz registros de famílias que tiveram suas vidas transformadas pela adoção.

Fonte: Paula Sampaio / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais