O governador Rafael Fonteles cumpriu, nesta sexta-feira (17), uma agenda no município de Paulistana, com uma série de visitas técnicas, autorizações de obras e anúncios de investimentos que reforçam ações nas áreas de saúde, educação, infraestrutura e assistência social.
O ponto alto da programação foi a vistoria às obras do Novo Hospital Regional de Paulistana, executadas pela Secretaria de Estado da Saúde (SESAPI). A unidade, que recebe investimento superior a R$ 6,9 milhões, está em fase avançada e, segundo o governador, deve ser concluída em até 120 dias. A expectativa é ampliar a capacidade de atendimento e descentralizar os serviços de saúde na região.
O prefeito Osvaldo da Abelha Branca comentou sobre o alto volume de recursos próprios utilizados na saúde do município e, após conversas com representantes e lideranças políticas parceiras, garantiu a obra. “Não vou ser prefeito de Paulistana para ver o povo sofrendo, correndo e não dizer a necessidade. Levamos o apelo e o governador se sentiu sensibilizado com os números. Um ganho muito importante”, declarou.
Na área da educação, o chefe do Executivo visitou as instalações da Universidade Estadual do Piauí no município, espaço que receberá reestruturação para ser reaberto com oferta de cursos presenciais a partir de 2027. De acordo com Fonteles, a ação faz parte da estratégia de fortalecer o ensino superior e ampliar o acesso à educação no interior e somar nas potencialidades.
“A UESPI parou de funcionar aqui em 2019 e tomamos a decisão de termos novamente o campus da universidade em Paulistana, ampliando a variedade de informação superior, sobretudo na área da agropecuária, da economia digital, da logística, em função da transnordestina e também o papel histórico da UESPI de formação de professores
Durante a agenda, foram entregues veículos destinados ao Programa de Aquisição de Alimentos – Leite (PAA Leite), ação financiada pelo Governo Federal por meio do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social. No setor de infraestrutura, o governador visitou obras de calçamento nas vias de acesso ao Mirante de Nossa Senhora dos Humildes, contemplando uma área de 3.840 m².
A agenda incluiu ainda a assinatura de autorizações para novos investimentos no município, como a construção de uma praça (investimento de mais de R$ 339 mil), implantação de dois sistemas de abastecimento de água na zona rural (investimento de mais de R$ 382 mil), além da segunda etapa da escadaria do mirante (investimento de mais de R$ 455 mil) e a reforma da antiga estação ferroviária (investimento de mais de R$ 700 mil).
“É um importante acesso a esse novo cartão-postal de Paulistana. Um acesso pavimentado e com uma bela escadaria. Investimento importante, que ficará pronto no próximo semestre, e que vai fortalecer a fé do nosso povo e o turismo religioso”, afirmou Rafael Fonteles.
O representante autorizou ordens de serviço para obras de pavimentação em paralelepípedo que, somadas, ultrapassam 70 mil metros quadrados e investimentos superiores a R$ 10 milhões. As intervenções incluem ainda a implantação de um sistema de abastecimento de água na comunidade São Martins, com valor estimado em mais de R$ 858 mil.


























