35.1 C
Jacobina do Piauí
9 de maio de 2024
Cidades em Foco
GeralInternacional

Professor avalia que conflito entre Rússia e Ucrânia não se espalha pelo mundo

Foto: Renato Andrade/ Cidadeverde.com

O professor do Departamento de Economia e do mestrado em Ciência Política da Universidade Federal do Piauí, Ricardo Alaggio, avalia o conflito entre Rússia e Ucrânia como local, sem tendência de se tornar mundial. Em entrevista ao Jornal do Piauí, ele destaca o poderio e autossuficiência russos. O ataque por terra, ar e mar começou na madrugada desta quinta-feira (24)

“É um passo muito arriscado! ninguém vai querer tomar esse passo. A guerra vai ser local e acho que, infelizmente, a Ucrânia vai perder esse território como perdeu a Crimeia. Vai ficar por isso mesmo e temos perigo de uma escalada. Vão invadir uma parte maior, vão esperar um acordo e negociar o restante. Isso é uma visão otimista para os ucranianos, pois pode ocorrer algo pior para eles”, avalia Alaggio.

Para o professor, possíveis sanções econômicas não terão o poder de parar a Rússia que domina grande parte dos recursos minerais e tem indústria muito diversificada, inclusive bélica.

“A questão toda é geográfica em torno da Ucrânia, em uma área que parece que, nesse momento, a Rússia quer se apoderar, que é o leste da Ucrânia, onde já há um separatismo pró-russo bastante avançado, praticamente, já em guerra. É um território que hoje a Ucrânia nem controla mais. São russos etnicamente e querem ser russos agora geograficamente […] é um país bastante autossuficiente em termos industriais, de recursos minerais, como tem também na mão todo gás e petróleo que a Europa precisa. O Putin tem muita carta na mão”, avalia Ricardo Alaggio.

Com informações Jornal do Piauí / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais