A Prefeitura de Santo Inácio do Piauí, por meio da Secretaria de Educação, iniciou nesta quinta-feira (6) a programação da Jornada Pedagógica 2025. O evento ocorreu na Unidade Escolar Pedro Ferreira, com um ciclo de palestras para os formadores.
Atualmente, a equipe da educação do município conta com mais de 60 servidores. O prefeito Dr. Auro pontuou que os dias de palestras seguirão como um norte de atualizações e informações, buscando alcançar o objetivo principal: fortalecer a pasta e alavancar os índices de qualidade da categoria.
“Durante os dias, eles serão atualizados, informados e capacitados para que possamos iniciar o nosso ano letivo dando o melhor de cada para que, assim, nossos alunos possam ter rendimento. Queremos elevar os índices, mas com a realidade do conhecimento e aprendendo de forma efetiva”, declarou.
De acordo com o secretário de Educação, Cláudio Leal, o evento serve como um momento de alinhamento entre os profissionais da rede municipal, além de organização das propostas e planejamentos do ano letivo para proporcionar qualidade aos alunos.
“Nós estamos planejando todas as ações que serão colocadas em prática durante o ano letivo. É uma ação que busca dar qualidade para os professores e melhorar, consequentemente, a qualidade. Teremos palestrantes nos três dias para melhorar ainda mais o nosso ensino”, destacou.
A primeira-dama e secretária de Finanças, Naiara Carvalho, comentou sobre a importância da Jornada Pedagógica para o ensino de Santo Inácio do Piauí. Relembrando a sua trajetória profissional, a secretária valorizou os professores e reforçou o compromisso da gestão.
“Estou no cargo de secretária, sou primeira-dama, advogada, mas também sou professora. A maior parte da minha vida profissional é como professora e eu sei da importância e valor que é o profissional da educação. A jornada pedagógica vai alimentar, incentivar e estimular o professor a trabalhar cada vez melhor”, afirmou.
PROGRAMAÇÃO
Na quinta-feira (6), o momento foi proposto com apresentação cultural e a palestra magna com a doutora em educação, Joselma Ferreira. A temática exposta foi “Integrando múltiplos saberes para aprendizagem significativa na era planetária”, além da oficina “Estratégias para a aprendizagem significativa no chão da aula”.
O mesmo dia foi encerrado com a palestra do Professor Mestre Pedro Alves, com temática “Diferenciação pedagógica, assessoria impactus/projeto monitora”. A oficina foi com “Recomposição de aprendizagem”, com o Professor Mestre José Nilton.
Nesta sexta-feira (7), a cantora Kariny Santos demonstrou uma palestra motivacional. Depois, foi realizada a oficina “Tempo Integral/SALISI”, formação sobre diretrizes e habilidades para gestores escolares e professores”, pela palestrante psicopedagoga Katiana Rocha, além de PPP e PENERQ, de José Nilton e Pedro Alves.
No dia 10 de março, será organizado o planejamento pedagógico nas escolas.