Sabemos que durante o inverno, como de praxe as chuvas causam grandes erosões nas estradas vicinais do município. A prefeitura do município de Jacobina do Piauí – PI, sob a administração da prefeita Juscirene Oliveira, a Mocinha, recuperou as estradas vicinais que dá acesso a várias localidades no interior do município, dentre estas a localidade do Binga, Divisão, Caldeirão, Juazeiro do Secundo até a divisa com Caridade – PI, voltando pelo Caetano e Baixa Verde.
A patrol ainda está percorrendo por várias localidades para que o máximo possível de estradas sejam recuperadas, dando uma melhor acessibilidade à população, sanando assim o problema de acesso a sede do município e demais localidades.
As estradas vicinais têm grande importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pela saída da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários a produção, chegam às propriedades rurais.
O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte. Trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível.
Erasmo Sousa, Secretário de Finanças do Município de Jacobina do Piauí.
O maior tempo gasto para chegar a sede do município os veículos ficam mais tempo exposto a vibração ocasionada pelas irregularidades das estradas gerando um maior desgaste nas peças do mesmo, com a recuperação esse problema é sanado.
Sabemos que o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato que pode ser agravado, caso as estradas estiverem em péssimas condições.
A necessidade de bens de consumo e produtos manufaturados também contribui para que essa população se desloque para centros urbanos. O deslocamento dessas populações até os locais onde se encontram estes serviços é dificultado pelas condições das vias. A conservação do bom estado das estradas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida.
No aspecto ambiental, a manutenção das estradas de terra está ligada diretamente ao controle de erosão e perda de solo, a conservação e recuperação das áreas marginais as estradas, a diminuição do assoreamento de córregos e rios. Fatores estes que afetam a composição da paisagem local e a preservação do meio ambiente.
Com informações Fernandes Neto / O Jacu