27.9 C
Jacobina do Piauí
12 de junho de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralJacobina do PiauíMunicípios

Prefeitura de Jacobina recupera estradas vicinais e garante acessibilidade; Confira!

Sabemos que durante o inverno, como de praxe as chuvas causam grandes erosões nas estradas vicinais do município. A prefeitura do município de Jacobina do Piauí – PI, sob a administração da prefeita Juscirene Oliveira, a Mocinha, recuperou as estradas vicinais que dá acesso a várias localidades no interior do município, dentre estas a localidade do Binga, Divisão, Caldeirão, Juazeiro do Secundo até a divisa com Caridade – PI, voltando pelo Caetano e Baixa Verde.

A patrol ainda está percorrendo por várias localidades para que o máximo possível de estradas sejam recuperadas, dando uma melhor acessibilidade à população, sanando assim o problema de acesso a sede do município e demais localidades.

As estradas vicinais têm grande importância econômica, além de social e ambiental. Do ponto de vista econômico, são responsáveis pela saída da produção agrícola e o consequente abastecimento das zonas urbanas. Também, são através delas que os insumos agrícolas necessários a produção, chegam às propriedades rurais.

O estado de conservação das estradas influi diretamente no custo do transporte. Trechos de estradas ruins acabam por causar danos aos veículos, e às vezes até impossibilitam o tráfego, ocasionando a utilização de rotas mais longas e maiores consumos de combustível.

Erasmo Sousa, Secretário de Finanças do Município de Jacobina do Piauí.

Erasmo Sousa, Secretário de Finanças do Município de Jacobina do Piauí.

O maior tempo gasto para chegar a sede do município os veículos ficam mais tempo exposto a vibração ocasionada pelas irregularidades das estradas gerando um maior desgaste nas peças do mesmo, com a recuperação esse problema é sanado.

Sabemos que o acesso da população rural a serviços básicos como educação, saúde e lazer muitas vezes se dá através das estradas vicinais. Jovens das zonas rurais enfrentam quilômetros de estradas para ter acesso a uma educação de qualidade, fato que pode ser agravado, caso as estradas estiverem em péssimas condições.

A necessidade de bens de consumo e produtos manufaturados também contribui para que essa população se desloque para centros urbanos. O deslocamento dessas populações até os locais onde se encontram estes serviços é dificultado pelas condições das vias. A conservação do bom estado das estradas contribui para a fixação das famílias no campo e a melhoria das condições de vida.

No aspecto ambiental, a manutenção das estradas de terra está ligada diretamente ao controle de erosão e perda de solo, a conservação e recuperação das áreas marginais as estradas, a diminuição do assoreamento de córregos e rios. Fatores estes que afetam a composição da paisagem local e a preservação do meio ambiente.

IMG-20150604-WA0005

 

 

 

Com informações  Fernandes Neto  / O Jacu

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais