31 C
Jacobina do Piauí
4 de maio de 2024
Cidades em Foco
DestaqueGeralSaúde

Prefeitura de cidade do Piauí é fechada após surto de coronavírus entre prefeito e servidores

Foto: Carlienne Carpaso/ Cidadeverde.com

A Prefeitura Municipal de Cajueiro da Praia foi fechada, nesta quinta-feira (6), após um surto de coronavírus entre os servidores. O prefeito Felipe Ribeiro, a primeira-dama Clara Ribeiro, secretários municipais, chefe de gabinete e professores lotados na sede estão entre os infectados.

O prefeito Felipe Ribeiro, que está em isolamento social, disse que em Cajueiro da Praia, cidade onde está localizada uma das praias mais visitadas por turistas, a Praia de Barra Grande, a situação epidemiológica é preocupante. O gestor ressalta, ainda, a falta de recursos financeiros para o combate à pandemia.

“Vivemos em um santuário ecológico, um lugar que, atualmente, é visto como o maior potencial turístico do Estado do Piauí. Porém, necessitamos de apoio para que a população tenha um bom atendimento em várias áreas de serviços básicos, em especial, a saúde. No entanto, é preciso ressaltar que sozinho não temos como garantir tudo, necessitamos de um apoio. Recebemos a prefeitura sem nada para investir em atendimento contra a Covid-19. E continuamos sem apoio financeiro, sofrendo desde janeiro os efeitos da segunda onda da doença e com vacinação lenta, pelo não envio de vacinas suficientes”, disse.

O município continua recebendo turistas, e mesmo com os alertas, realização de testes rápidos, não existem medidas mais rigorosas, pois a prefeitura afirma  que não tem estrutura para bancar barreiras sanitárias, testagem em massa e fiscalização diária. Atualmente, somente dois policiais ficam responsáveis pelo turno de policiamento no município.

A Prefeitura de Cajueiro da Praia informou, ainda, que o único posto de saúde da cidade está sobrecarregado e dezenas de pacientes com síndrome gripal buscam atendimento, aguardando resultado dos exames. Neste mês de maio estão sendo registrados de 20 a 30 atendimentos diários de pessoas com sintomas de gripes.

A coordenadora do SAMU de Cajueiro da Praia, enfermeira Susane Souza, usou as redes sociais para fazer um apelo para que as pessoas sigam as medidas de restrições, se protejam e evitem aglomerações.

“Estou fazendo um apelo, porque estamos preocupados, assustados com o aumento no número de casos de covid-19. Não temos hospital, dependemos de outros municípios e nosso posto de saúde não conta com muitos leitos’, ressalta Susane.

Foto:divulgação/prefeitura

Durante o mês de março o município conseguiu controlar a disseminação do vírus, com as barreiras sanitárias e a proibição de entrada de pessoas que não moram ou trabalham no município. Mas, devido à pressão e críticas que recebeu de alguns empresários, as medidas tiveram que ser reduzidas, passando a adotar apenas as medidas decretadas pelo Estado do Piauí.

 “A partir daí, passamos a usar as redes sociais pedindo as pessoas que tenham consciência, mas é um trabalho muito difícil. Agora, estamos registrando um aumento considerável de novos casos”, ressalta a secretária municipal de Saúde, Joara Cunha.

Boletim epidemiológico mostra que 1989 casos de Covid-19 foram notificados no município. A cidade acumula 22 óbitos.

Fonte: Izabella Pimentel / CidadeVerde

Notícias relacionadas

Este site usa cookies para melhorar sua experiência. Se você está de acordo, continue navegando, aqui você está seguro, mas você pode optar por sair, se desejar. Aceitar Leia mais