A Prefeitura de Betânia do Piauí realizou, neste sábado (5), o segundo dia da VIII Capritânia no município. Na programação, a data contou com o café da manhã para os expositores, 1ª ordenha da cabra leiteira e concurso de pista, 2ª ordenha da cabra leiteira e a entrega de troféus e premiações da feira, além de shows da data com Mensageiros do Nordeste, Rozy, Boni, Mayk Lima e Nilsinho Sensação na tenda dos bares, enquanto Gera do Forró, Raí Saia Rodada, Mano Walter e Marcelo Batista se apresentaram no palco principal.
O segundo dia de evento ainda realizou a consultoria de difusão de tecnologia de melhoramento genético com a avaliação, exame andrológico e ultrassonografia, respectivamente, de reprodutores e matrizes de caprinos e ovinos, bem como a consultoria de difusão de tecnologia de controle estratégico de verminose com OPG.
A secretária de Desenvolvimento Rural de Betânia do Piauí, Francisca Neri, enfatizou que a edição já ganhou o posto de melhor exposição já realizada, considerando os investimentos e diferenciais ofertados pela gestão, como concursos que valorizem o empreendedorismo e inovação dos agricultores. A secretária ainda destacou a presença de parcerias de empresas e instituições, além de reforçar a importância da exposição para a comercialização.
“A VIII Capritânia é, sem dúvidas, uma das mais especiais que trabalhamos até agora, onde voltamos à valorização interna do município, mostrando a qualidade e padrão que Betânia do Piauí tem, que hoje é vista nacional e internacionalmente. Ela foi preparada com amor, carinho e inovação. Ficamos felizes em demonstrar que nossas propriedades são verdadeiras empresas, a Capritânia está recheada de atrações e produtores felizes, mostrando resultados do município através da agricultura familiar”, afirmou.
Um dos expositores da Capritânia e morador da comunidade Barra do Jatobá, zona rural do município, João de Macedo trabalha com o rebanho da raça Dorpe. O expositor concordou com a secretária, colocando a edição no topo das melhores já feitas, além de agradecer a gestão e organizadores.
“É muito boa a festa, chama a atenção. A Capritânia começou em 2011 e, graças a Deus, alavanca o rebanho dos criadores, criando e investindo nas raças. Eu trabalho com ovinos e essa é a melhor Capritânia. Agradecemos aos organizadores que nos recebem com dedicação”, disse.
Comandando o policiamento do evento, o delegado responsável pela Seccional de Paulistana e região, Anderson Guerra frisou que a festividade conta com reforço policial para evitar ocorrências graves que impeçam o bom funcionamento da feira. O delegado ainda desejou um bom lazer aos presentes.
“Estamos reforçando o policiamento, juntamente com a Polícia Militar, para que as festividades de Betânia do Piauí ocorreram da melhor forma possível, sem nenhum tipo de incidente grave. Reforço que a Polícia Civil está de plantão neste fim de semana e região e estamos de olho em relação às ocorrências que podem ocorrer. Desejamos uma boa festividade para todos. Curtam a festa e aproveitem da melhor forma possível, sem nenhum tipo de problema”, destacou.