A Prefeitura de Bela Vista do Piauí, através da comissão intersetorial, realizou nesta quarta-feira (12), o II Fórum Comunitário do Selo UNICEF, evento para fortalecimento de políticas públicas voltadas para a infância e adolescência. O momento reuniu representantes da comunidade, gestores municipais, profissionais da área da saúde, educação e assistência social, além do público infanto-juvenil.
A proposta do Selo UNICEF em Bela Vista do Piauí reafirmou o compromisso do município com a promoção e garantia dos direitos das crianças e adolescentes, demonstrando as possibilidades de um futuro justo e igualitário a todos os jovens da cidade.
O fórum foi aberto pela composição da mesa de honra, com a presença do prefeito Neto, da secretária de Assistência Social Eliane Tolentino, do secretário de Educação Sidney Mauriz, do presidente da Câmara José Luiz e da articuladora do Selo UNICEF Lucélia Reis.
Representando o município, a mesa ainda foi composta pelas presidentes das comunidades quilombolas Amarra Negro e Lagos das Carnaíbas Ana Paula e Daiane Sousa, da presidente do CMDCA Iolá Sousa, do conselheiro tutelar Cosme e da representante do Núcleo de Cidadania de Adolescentes Késsia.
A programação foi iniciada com a apresentação do grupo de balé Ritmo da Bailarina, com a coreografia “As bonecas”. Em seguida, as comunidades quilombolas Amarra Negro e Lagoa das Carnaíbas fizeram um desfile cultural, apresentando as tradições e culturas para todos os participantes.
Após a articuladora do Selo UNICEF expôr a metodologia, critérios, objetivos e etapas propostas, os presentes foram divididos em grupos para discussão dos eixos temáticos, incluindo educação, saúde, proteção social e participação cidadã. Para encerrar, foram apresentadas as ações realizadas no município ao longo do quadriênio, mostrando os avanços e as conquistas obtidas nas áreas de desenvolvimento infantil e juvenil.