Com o objetivo de resgatar a cultura do vaqueiro, a prefeitura de Floresta do Piauí promoveu na última quinta-feira (19), uma grande cavalgada, que teve a concentração no centro da cidade e percorreu as principais ruas, além de um trecho de aproximadamente 6 km até chegar à comunidade Patos, zona rural do município, onde foi realizado o jantar e festa do vaqueiro com a banda K e R, Marquinhos Pacheco e participação especial do cantor Francis Lopes, artistas reconhecidos na região semiárida piauiense e no cenário nacional.
CLIQUE AQUI E VEJA COBERTURA FOTOGRÁFICA DOS SHOWS!
CLIQUE AQUI E CONFIRA COBERTURA FOTOGRÁFICA DA CAVALGADA!
A cavalgada foi animada pelo Galego Aboiador. Para o prefeito do município, Milton Rodrigues, foi um momento de relembrar a cultura local. “Com certeza, esse é o nosso objetivo, resgatar a cultura que estava um pouco apagada, iremos manter daqui para frente”, afirma Milton Rodrigues.
Na pequena cidade na macrorregião do Alto Médio Canindé, mesorregião do Sudeste Piauiense, o município resgatou mais uma data comemorativa no seu calendário, o dia do vaqueiro, comemorado no dia 19 de julho. “Tem o dia do vaqueiro, aqui em Floresta do Piauí, que é dia 19 de julho, com isso, realizamos todos os anos este evento”, frisa o gestor.
Em entrevista ao portal Cidades em Foco, o ex-prefeito Avelar Lopes falou sobre a importância dessa data para o município e enfatizou sobre a empolgação da população para essa festa que já é tradição na região.
“É prazeroso, aqui são as nossas raízes, a nossa origem, enfim, começou tudo com meu irmão que é vaqueiro, Edvaldo, sempre teve o maior prazer de campear aqui na região com os seus amigos, ele quis fazer uma cavalgada, dai surgiu esse projeto. Aqui virou um grande festejo, uma grande festa”, ressalta o ex-prefeito.
O festival teve a presença de diversas autoridades do município, o vereador Filim Santana, com um sorriso no rosto, fala para a equipe de reportagem do Portal Cidades em Foco, a importância dessa cavalgada. “Esse evento para a cultura do nosso município é muito importante, a gente está vendo a mobilização e empolgação dos vaqueiros, os resultados são positivos”, explica o vereador Filim Santana.
Tradição passada para os mais jovens
O evento superou todas as expectativas da organização. Segundo o prefeito municipal de Floresta do Piauí, Milton Rodrigues o objetivo é passar essa tradição para os jovens. “Superou sim, um evento muito bom, a gente sabe que a nossa região é pequena. A cultura do vaqueiro estava um pouco apagada, estão à gente está conseguindo acender. Os jovens hoje querendo ser vaqueiros, então a gente vai fazer com que os nosso jovens sintam o prazer de ser vaqueiro”, finaliza Milton Rodrigues.